Carteira Recomendada

Dividendos: 13 ações para investir no último mês do ano e buscar retornos de até 14,4%, segundo BTG Pactual

03 dez 2024, 11:59 - atualizado em 03 dez 2024, 11:59
dividendos
O BTG trocou três ações em sua carteira recomendada de dividendos para dezembro (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

O BTG Pactual realizou apenas três movimentações em sua carteira recomendada de dividendos para o mês de dezembro, retirando Direcional (DIRR3), Equatorial (EQTL3) e Vibra (VBBR3) para dar lugar a Klabin (KLBN11), Telefônica (VIVT3) e Ambev (ABEV3).

Em novembro, o portfólio do BTG apresentou uma performance negativa em 0,9%, contra recuo de 0,1% do Índice Dividendos (IDIV) e queda de 3,1% do Ibovespa (IBOV).

Além das três novas integrantes, completam a seleção  Petrobras (PETR4), Itaú Unibanco (ITUB4), Eletrobras (ELET6), JBS (JBSS3), BB Seguridade (BBSE3),  Gerdau (GGBR4), CPFL Energia (CPFE3), Copel (CPLE6), Vale (VALE3) e Caixa Seguridade (CXSE3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Klabin, Telefônica e Ambev

Sobre a entrada de Klabin na carteira, os analistas do BTG comentam que a empresa está entrando em uma fase de “colheita”, que deverá ser o principal foco nos próximos dois anos, priorizando o fortalecimento da geração de fluxo de caixa livre (FCF) e a redução da alavancagem.

Além disso, a nova política de dividendos, em torno de 10-20% do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) contribui para a retenção de caixa destinada à redução da alavancagem.

“Embora a gestão tenha indicado na teleconferência do terceiro trimestre que não está considerando a venda de ativos, acreditamos que a geração de caixa operacional da Klabin reduzirá gradualmente a alavancagem. Gostamos dessa abordagem, que gera valor adicional para os acionistas”, avaliam.

Já sobre Telefônica, o BTG defende que, para investidores que buscam ações mais seguras, a Vivo é uma boa opção, especialmente se o mercado tiver um desempenho inferior.

“As empresas de telecomunicações possuem modelos de negócios estáveis, posicionamento competitivo sólido, forte geração de fluxo de caixa e proporcionam um bom retorno de caixa aos acionistas”, comentam.

A adição da Ambev no portfólio se deve às  ações sendo negociadas a múltiplos próximos aos mais baixos de todos os tempos, mesmo depois de contabilizar os lucros ajustados após as mudanças tributárias do ano passado no Brasil, o perfil de risco-retorno parece mais atraente do que nos últimos anos.

Confira a carteira de dividendos do BTG Pactual

Empresa Ticker Peso Dividend Yield 2024E
Petrobras PETR4 10% 14,4%
Itaú Unibanco ITUB4 10% 7,0%
Vale VALE3 10% 9,2%
Ambev ABEV3 5% 5,9%
JBS JBSS3 10% 3,1%
Telefônica VIVT3 5% 7,4%
Eletrobras ELET6 10% 4,8%
BB Seguridade BBSE3 10% 9,8%
Caixa Seguridade CXSE3 5% 7,5%
Gerdau GGBR4 10% 6,9%
CPFL CPFE3 5% 9,2%
Copel CPLE6 5% 4,3%
Klabin KLBN11 5% 5,3%

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.