Dívida pública: Quanto ela pesará sobre a economia em 2023?
Segundo as projeções do Itaú BBA, a dívida pública bruta deve subir de 73% para 77% do PIB entre 2022 e 2023, e para 80% do PIB em 2024, conforme relatório assinado por Mario Mesquita, economista-chefe do BBA.
Para o banco, uma trajetória de alta relevante da dívida pública “pode levar a um novo ciclo de crescimento baixo e inflação e juros altos”. Nesse cenário, os mais vulneráveis são os mais prejudicados.
Mesquita também avalia transformações do lado das despesas e das receitas públicas.
Dívida pública: Mudanças à vista
Do lado das despesas, “há espaço para economias significativas com uma reforma administrativa, com privatizações de estatais dependentes e focalização de benefícios sociais”
Enquanto do lado das receitas, “é possível obter ganhos de eficiência com a redução de desonerações e isenções, além de melhorar o perfil de tributação na direção de maior progressividade”.
Por fim, o BBA avalia que será importante que a política econômica evite retrocessos, com o intuito de evitar esse cenário para a dívida.
São eles: o retorno de juros subsidiados, que reduziria a potência da política monetária, e revogações das reformas da Previdência e das leis trabalhistas.
Saiba mais! RETROSPECTIVA 2022: BALANÇO DO MERCADO, ANÁLISE DO IBOVESPA E DOS INVESTIMENTOS!