CryptoTimes

Discussão sobre posse de WazirX continua, com CEO da Binance afirmando ‘enganação’

07 ago 2022, 12:34 - atualizado em 07 ago 2022, 12:49
Binance
O CEO da Binance se afastou depois de WazirX foi acusada de facilitar lavagem de dinheiro. (Imagem: Binance/Blog)

Uma guerra de palavras entre o CEO da Binance, Changpeng Zhao, e o fundador da WazirX, Nischal Shetty, sobre quem é o dono da corretora de criptomoedas indiana continua neste final de semana, com Zhao acusando Shetty de “enganação”.

Após autoridades indianas terem congelado os fundos de WazirX no valor de 647 milhões de rúpias (US$ 8 milhões) na sexta-feira (5) e acusado a empresa de facilitar a lavagem de dinheiro, Binance se distanciou da corretora cripto indiana – apesar de ter anunciado a aquisição de WazirX em 2019.

Os dois lados adentraram o final de semana trocando farpas sobre um acordo que observadores do mercado acreditavam ter sido finalizado anos atrás.

Em disputa, estão os seguintes tópicos: quem é dono das ações de WazirX, quem controla as operações diárias, quem tem acesso ao domínio da internet e ao código armazenado na conta da Amazon Web Services (AWS).

“Pessoas estão jogando jogos de palavras enganosas”, escreveu Zhao no Twitter nesse sábado (6).

“Podemos encerrar o domínio. Isso só prejudica usuários. Não temos controle sobre o sistema de negociação. Você deu somente o login AWS, sem código da origem, sem capacidade de implantação. Você também reteve o acesso à conta AWS, código de origem, implantação, etc.”

Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo em volume negociado, anunciou a aquisição de WazirX em novembro de 2019 em uma publicação em blog.

A Binance corrigiu essa publicação na sexta-feira para “esclarecer que a ‘aquisição’ de 2019 descrita nesta publicação estava limitada a um acordo para compra de determinados ativos e propriedade intelectual da WazirX”.

Binance disse que WazirX continua a ser operada e comandada por Zanmai Labs, uma entidade indiana pertencente a Shetty e outras pessoas.

Shetty, por sua vez, disse que a Binance concedeu a Zanmai uma licença para operar as negociações de moedas fiduciárias para criptomoedas, enquanto Binance operava as negociações entre criptomoedas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acusações de lavagem de dinheiro

Tanto Shetty quanto Zhao estão se distanciando de WazirX após a Diretoria de Execução da Índia – uma agência de supervisão que investiga crimes financeiros – ter congelado parte dos fundos e acusado a corretora cripto indiana de lavagem de dinheiro ligada a aplicativos de empréstimos chineses envolvidos em empréstimos digitais na Índia.

WazirX disse no Twitter que contesta as alegações da agência e está considerando qual será o próximo passo.

“Estamos cooperando totalmente com a Diretoria de Execução há vários dias e respondemos a todos os inquéritos de modo completo e transparente”, disse a corretora cripto indiana.

Enquanto isso, Zhao alertou clientes da WazirX que a Binance podia desabilitar as carteiras de WazirX – embora ele tenha dito que a corretora não faria isso porque prejudica usuários. Zhao os aconselhou a mover os fundos para Binance.

?Money Times é Top 8 em Investimentos!?

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

theblock@moneytimes.com.br