Discussão sobre fim gradual da compra emergencial de títulos pelo BCE é prematura, diz Lagarde
O Banco Central Europeu não discutiu nesta quinta-feira qualquer encerramento gradual do enorme programa de compra de títulos que está conduzindo para ajudar a compensar o impacto econômico da pandemia do coronavírus, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde.
O BCE aumentou o tamanho semanal do Programa de Compras de Emergência da Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) em um quarto desde sua reunião de março, de forma a manter o crédito barato para governos, empresas e famílias da zona do euro.
Durante sua reunião de política monetária desta quinta-feira, o conselho do banco “não discutiu qualquer encerramento gradual do PEPP porque seria simplesmente prematuro”, disse Lagarde em entrevista coletiva após a reunião.
Qualquer mudança no ritmo do programa é “dependente de dados” e não está vinculada a um determinado período de tempo, acrescentou ela.
Alguns analistas esperavam que o BCE comprasse mais do que os 18,2 bilhões de euros em títulos que arrecadou em média nas últimas cinco semanas, e começaram a duvidar de seu compromisso com um “ritmo significativamente maior” de compras.
Esse compromisso permanece totalmente em vigor, disse Lagarde.