Diretor do WhatsApp será o novo número 2 de Haddad; saiba quem é
Com a ida de Gabriel Galípolo para a Diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), a função de secretário executivo do Ministério da Fazenda será assumida por Dario Durigan. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (8), pelo ministro da pasta Fernando Haddad.
Com experiência no setor público e privado, Durigan já trabalhou com o ministro tanto no governo federal, na gestão de Dilma Rousseff, como na Prefeitura de São Paulo, durante a administração do próprio Haddad.
- Quem tem medo do Leão?
O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Atualmente, Durigan é o diretor de Política Pública do WhatsApp no Brasil, mas deve assumir a secretaria executiva após o Senado confirmar o nome de Galípolo na principal diretoria do BC.
“Não é uma pessoa de apenas altíssima qualidade técnica, mas também que vai perseguir a tarefa da equipe”, disse Haddad sobre Durigan ao anunciar o futuro secretário executivo.
Desta forma, o ministro evidencia a preferência de ter um nome de confiança na Secretaria Executiva. Durigan vai ocupar o segundo cargo mais alto na hierarquia do Ministério da Fazenda, atuando como um braço direito do ministro.
Ele será o responsável por auxiliar Haddad na formulação e implementação de políticas econômicas e fiscais. Além disso, vai coordenar as atividades das secretarias e órgãos vinculados ao ministério.
Formação e carreira
Assim como Haddad, Durigan é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, é mestre em direito e pesquisa jurídica pela Universidade de Brasília (UNB).
Durante a graduação, foi estagiário no escritório Pinheiro Neto e mais tarde no Ministério Público Federal (MPF). Entre 2010 e 2015, atuou na Advocacia-Geral da União (AGU) e no Ministério da Casa Civil.
Depois disso, foi assessor especial da Prefeitura de São Paulo na gestão Fernando Haddad. Antes de ingressar na Meta, dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, foi advogado sênior da Consultoria Jurídica da União em São Paulo entre 2017 e 2022.