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Direto de Cannes: Simplicidade, um bom caminho

21 jun 2018, 22:13 - atualizado em 21 jun 2018, 22:13

Por Giovanna Ricci, jornalista que trabalha com propaganda há mais de uma década em grandes agências

Perdida no Palais, encontrei com a jornalista Claudia Penteado e a acompanhei até um painel. Sentamos discretamente no balcão do auditório, que por sinal era enorme. Confesso que não fazia ideia de quem falaria, mas se a Claudia estava lá, devia ser interessante. 

O apresentador anunciou os palestrantes e logo descobri que estaria uma pessoa da Ikea, marca sueca que tem tradição tanto em bons produtos, quanto em boas propagandas. Senti um alívio. Mas durou pouco. Logo soube que falariam sobre “data” e fiquei com receio de ser algo muito técnico. Por sorte, a angústia foi rapidamente dissipada.

O painel “How Data is Reinventing the Fatpack Empire” reuniu Daniel Bonner, Chief Creative Officer da Wunderman, Paul McGowan, Senior Partner da Kantar Consulting e Claudia Willvonseder, da Ikea Group.

Para abrir, Claudia contou a história da Ikea e falou um pouco sobre a empresa, O que mais brilhou aos meus olhos, foi quando ela explicou que para elaborar um novo produto os designers começam a desenvolver pelo consumidor e pelo preço. Ao falar sobre isso, a imagem do telão era de bebês lindos e lambuzados sentados em cadeiras de alimentação que ela mesma definiu como confortáveis e seguras.

Pronto. O painel já tinha me ganhado. Uma marca que eu admiro, com crianças protagonizando a história… era só o que faltava para eu me jogar de cabeça. Claudia entrou no tema dizendo que “data faz com que sejamos mais eficaz”. Ao longo a apresentação, ela contou que a marca tinha procurado a Kantar para ajuda-los a entender como “data” poderia ajudar a Ikea a ser mais criativa,

Entrou o Senior Partner da Kantar, ele falou sobre data e de repente a cena foi tomada pelo CCO da Wunderman. Ele começou generosamente dizendo que a parte mais fácil do trabalho tinha ficado para eles e apresentou um case super bacana, o Toy Box Ikea.

Eles criaram um perfil no Instagram, um aplicativo e incentivaram os pais a transformar caixas de produtos da Ikea, e de outras marcas, em coisas brincáveis, como castelos, asas de borboletas, tubarões. Mais do que isso, a iniciativa incentivava os pais a brincar com os filhos.

Além de contar e mostrar o case, Daniel fez uma demonstração do aplicativo. E para surpresa geral, encerrou o painel com a presença de crianças e suas caixa-brinquedos no palco do Palais.

Essa foi uma ideia linda e simples sobre como engajar positivamente os consumidores usando “data” a favor das marcas e dos usuários.  

Para ler sobre o case, na íntegra, sugiro o artigo do Adweek.

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