Direto de Cannes: Os 50+: uma oportunidade crescente
Por Giovanna Ricci – Jornalista com expertise em propaganda há mais de uma década em grandes agências
O painel cujo tema me chamou mais atenção durante Cannes 2019 falava sobre o consumidor acima dos 50 anos e de como esse perfil é ignorado pelas marcas. A publicidade tem demorado muito para reconhecer e respeitar o poder econômico desse público, que representa 50% entre todos os consumidores.
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A propaganda mundial retrata as pessoas acima de 50 anos de forma estereotipada. Na Austrália, é como se precisassem de cuidados. No Brasil, estão sempre aposentados. Nos Estados Unidos são os “velhinhos moderninhos”. E nos países asiáticos simplesmente são inexistentes.
70% dos briefings não incluem como target pessoas acima dos 50 anos. O que não faz o menor sentido, uma vez que esse público representa uma oportunidade real de economia longeva.
Mas por que as marcas ignoram? Por que a idade é pejorativa. Depois dos 30, você já era! Millenials são o foco das marcas. E por que? Por que elas querem ser jovens.
Ao ignorar esse consumidor, as companhias estão perdendo dinheiro. E é muito simples de provar: o maior poder de compra sempre está com a pessoa mais velha da casa. Pessoas mais velhas tem mais dinheiro e gastam mais.
Muito tem se discutido sobre diversidade, inclusão e quebra de estereótipos, mas foram raros, para não dizer inexistentes os momentos em que a bandeira da idade foi levantada.
A área de inovação das companhias está perdendo muito ao não olhar para esse consumidor. Durante o painel, dois cases foram apresentados.
A Covergirl, marca de cosméticos, enxergou oportunidade e desenvolveu uma linha com o objetivo de atingir esse público. A modelo, maravilhosa por sinal, tem mais de 70 anos e estava no palco de Cannes.
Por outro lado, a Gillette olhou para o consumidor e um problema gerou um novo produto: um aparelho de barbear para homens que não conseguem fazer suas barbas sozinhos.
As empresas que prestarem atenção nesses públicos, terão uma chance maior de conquistar a tão almejada lealdade de marca.