Direto de Cannes: Dove, Getty Images e Shonda Rimes discutem estereótipos femininos
Por Giovanna Ricci – Jornalista com expertise em propaganda há mais de uma década em grandes agências
Um dos painéis mais disputados do Cannes Festival 2019 discutiu a maneira como as mulheres são representadas pela publicidade. Um dado impactante mostra que 70% delas não se veem representadas pelas campanhas. Isso significa que 7 em 10 mulheres não se enxergam nas imagens promovidas pelos anunciantes.
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Isso acontece pois a propaganda coloca a mulher de maneira irreal. Dove em parceria com Getty Images, um dos maiores players de imagens, incentivou a inclusão de imagens mais reais nos arquivos, que representassem de fato as mulheres.
Intitulada #ShowUs é belíssima iniciativa, algo concreto para quebrar os estereótipos publicitários. O projeto, apoiado pela plataforma Girlgaze – uma empresa que promove e destaca fotógrafas e diretoras de arte em ascensão, visava criar o maior banco de imagens do mundo apenas com mulheres reais.
De acordo com Rebecca Swift, o banco da Getty Images é bem rico, mas as pessoas acabam buscando por estereótipos e assim alimentas os algorítimos a trabalharem nesse sentido.
Outro dado interessante que foi apresentado no painel diz respeito a relação entre representatividade e engajamento. Filmes que tem mais diversidade no casting tendem a ser mais aceitos pelo público. O mesmo acontece com programas de TV. O que nos leva a seguir a lógica e relacionar que o mesmo deve acontecer com a publicidade.
Padrão de beleza é algo presente nos quatro cantos do mundo, da Índia ao Brasil.
Ter esse tipo de discussão no auditório principal de Cannes, mostra o momento em que estamos, de virada de jogo, de disrupção.
Por fim, a mensagem que ficou foi que devemos parar de deixar que outras pessoas nos definam, afinal, não é necessário ser endossado por ninguém.