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Direto de Cannes: Blockchain e os dilemas da nova realidade digital

21 jun 2019, 12:57 - atualizado em 21 jun 2019, 12:57

Por Giovanna Ricci – Jornalista com expertise em propaganda há mais de uma década em grandes agências

Cannes também é desafio. Desde que embarquei no projeto da DOJO, temas como dados, blockchain, ad fraude, ad block tem me instigado bastante. Por mais intimidador que seja, me arrisquei a participar de um painel da Diageo sobre esses desafios do mundo digital contemporâneo.

A primeira lição que tirei é que eu realmente não sei nada sobre esse assunto. Quando pensei que estava começando a entender, tomei um banho de água fria. No Brasil a informação sobre o tema ainda é limitadíssima e a sensação que tive é que faltam trocas de experiências, mas também faltam experts no assunto.

O blockchain passou a ser um assunto discutido pelas companhias, mas também pelos governos e pelos consumidores

Blockchain é um tema complicado, mas que está batendo na porta. A Diageo já tem uma área inteira nos Estados Unidos que já está trabalhando e pensado no assunto, que afeta diretamente as áreas digitais e físicas de supply chain, por exemplo.

Esse grupo de pessoas tem um desfio enorme, de pensar literalmente fora da caixa para saber como lidar com questões dessa nova era como “ad fraud”, “ad blockers” (cada vez mais usada pelos Millenials) e “privacy breaches”.

Mas a preocupação maior gira mesmo em torno do blockchain, que passou a ser um assunto discutido pelas companhias, mas também pelos governos e pelos consumidores.

A Diageo está colocando muita energia para pensar sobre o assunto. Por hora, a solução da empresa tem sido combater blockchain a partir de informações oriundas dos dados.

Mas a reflexão que ficou do painel é se realmente estamos preparados para lidar com os dilemas trazidos pela inovação.