AgroTimes

Direta e indiretamente, Pátria Investimentos e Aqua Capital vão se trombando no agro

09 jun 2022, 14:05 - atualizado em 09 jun 2022, 14:21
Patria Investimentos
Pátria Investimentos amplia presença no agro incorporando mais lojas à rede Lavoro (Imagem: Linkedin/ Patria)

A consolidação das revendas de insumos agropecuários vai se dando em várias frentes. E enquanto houver pequenas redes ainda disponíveis no mercado, com penetração sedimentada em regiões importantes, os grandes gestores de capital que entraram no ramo vão sair comprando, no meio na ou ponta da cadeia.

Seja a Lavoro, do Pátria Investimentos, que sacramentou mais duas aquisições nesta semana, seja a Agrogalaxy (AGXY3), do Fundo Aqua Capital, as duas aproveitando a capilarização da agricultura, o crescente amadurecimento na economia brasileira e para fazer frente à entrada de tradings multinacionais nesse negócio de carona no barter operado com os produtores.

Empresa do braço de private equity do Pátria, a Lavoro trouxe para seu portfólio 85% da Casa Trevo e da CATR, ambas do grupo gaúcho AZ, para reforçar o lado de intermediário entre fornecedor e revendedoras, ou seja, no meio da cadeia.

Mas, das 200 lojas já estabelecidas no Brasil, a Lavoro também tem pontos de venda direta, trombando com as 145 lojas da Agrogalaxy, todas já consolidadas nos resultados da empresa depois das últimas aquisições de 2021.

Tanto quanto a segunda também provavelmente acaba atendendo o pequeno comércio, longe dos grandes centros distribuidores.

No Rio Grande do Sul a tropa de agronegócio do Aqua Capital não está presente.

A Lavoro consolidou 24 aquisições em oito anos. O concorrente adquiriu quatro depois da formação da Agrogalaxy e 20 a 25 lojas novas são esperadas para 2022, como Money Times já publicou.

E ambos também comem pelas beiradas do agronegócio. A Lavoro, que também está no Uruguai e Colômbia, com fabricação de biológicos (CropCare) e a Agrogalaxy, que estreou na B3 (B3SA3) em 2021, com armazéns cerealista.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.