Empresas

Direcional (DIRR3) assina acordo para venda de participação na Riva Incorporadora

09 dez 2024, 20:55 - atualizado em 09 dez 2024, 20:55
direcional-dirr3
(Foto: Flávya Pereira/Money Times)

A Direcional (DIRR3) anunciou a assinatura de um memorando de entendimentos com a Riza Gestora de Recursos para a venda de até 15% da Riva Incorporadora, subsidiária da companhia.

O acordo estabelece que a gestora pode adquirir entre 7,55% e 15% da Riva, avaliada em R$ 2,65 bilhões. O valor da transação varia entre R$ 200 milhões e R$ 397,5 milhões, dependendo do percentual adquirido, com pagamento em duas parcelas:

  • Primeira parcela: mínimo de R$ 100 milhões, até 30 de abril de 2025;
  • Segunda parcela: entre R$ 100 milhões e R$ 297,5 milhões, até 30 de outubro de 2025, corrigida pelo CDI.

A conclusão do negócio depende de auditorias, aprovações regulatórias e assinatura de documentos definitivos.

Antes da operação, a Riva distribuirá R$ 150 milhões em dividendos aos seus acionistas, sem impacto no preço de aquisição.

“A companhia informa que não há a intenção de realizar uma oferta pública de ações de emissão da Riva. Ademais, o fechamento da operação estará condicionado a determinadas condições precedentes, incluindo, dentre outras, a celebração de documentos em bases satisfatórias para as partes, a aprovação pelos órgãos societários competentes das partes, obtenção dos consentimentos e autorizações pertinentes, incluindo de credores e autoridades aplicáveis e realização de auditoria em bases satisfatórias para ambas as partes signatárias”, disse.

Mais cedo, o BB Investimentos reiterou a recomendação de compra para a Direcional, afirmando que a empresa tem apresentado bom desempenho no segmento baixa renda, que se beneficia de incentivos por meio de programas habitacionais, principalmente o Programa Minha Casa Minha Vida.

“A companhia apresenta ampla expertise em atuação nesse mercado em diversas praças com elevado déficit habitacional e demanda resiliente, dominando algumas delas e conseguindo equilibrar volume de vendas com entrega de margens competitivas”, disse.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.