Direcional (DIRR3) confirma expectativas e tem números recordes no 3T22; vem mais dividendos?
A Direcional (DIRR3) registrou vendas líquidas contratadas de R$ 846,8 milhões no terceiro trimestre de 2022, avanço de 31,8% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, mas uma alta tímida de 1% ante o segundo trimestres deste ano.
O resultado, que considera as marcas Direcional e Riva – destinada à média renda -, foi o melhor da história, disse a construtora em sua prévia operacional.
A empresa encerrou o trimestre com a velocidade de vendas líquidas, medida pelo indicador VSO, em 19% considerando as duas marcas, alta de 2 pontos percentuais (p.p.) ante um ano antes. Porém, queda de 1 p.p. em relação aos três meses anteriores.
Direcional avança em lançamentos
Os lançamentos da Direcional também cresceram entre julho e setembro, com valor geral de vendas (VGV) de R$ 1,19 bilhão, também recorde, segundo a empresa.
Em relação ao mesmo período de 2021, o indicador subiu 10%, enquanto teve salto de 50% na comparação com o segundo trimestre deste ano. Foram 11 empreendimentos lançados no período, somando 4,1 mil unidades.
Do VGV total, a Direcional foi responsável por 54%, enquanto os produtos da Riva representaram 46%.
Em relatório publicado na última sexta-feira, a XP destacou a Direcional como uma das empresas do segmento. A corretora elevou o preço-alvo de R$ 13 para R$ 17.
“Observamos um aumento nos lançamentos dessas duas construtoras, possibilitando um crescimento rentável e redução do cenário competitivo”, comenta o analista Ygor Altero, acrescentando que os olhos estão voltados para as construtoras de baixa renda, incorporando as mudanças recentes no programa do governo federal Casa Verde e Amarela (CVA).
De janeiro a setembro, a Direcional teve vendas líquidas de R$ 2,3 bilhões, montante 30% acima do visto nos mesmos meses de 2021. Já os lançamentos subiram 5,5%, para R$ 2,57 bilhões.
Mais dividendos? Santander acha que sim
O Santander elevou o preço-alvo da Direcional para 2023 a R$ 22, classificando o papel como o melhor (top pick) do setor.
São dois os principais fatores para o novo posicionamento do banco: a perspectiva de uma dinâmica de oferta/demanda favorável, com um ambiente competitivo benigno nas áreas operacionais da Direcional.
Os especialistas também destacaram que, após a fase de forte crescimento, a Direcional planeja estabilizar os lançamentos e gerar fortes pagamentos de dividendos.