ImóvelTimes

Direcional (DIRR3): Após bons resultados no último trimestre, é hora de comprar as ações?

15 mar 2022, 13:17 - atualizado em 15 mar 2022, 13:18
Construção Civil Imóveis Direcional
Direcional apresenta resultado sólido e consistente no último trimestre de 2021 (Imagem: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

Resultado sólido e consistente. É assim que analistas descrevem os números do quarto trimestre de 2021 da incorporadora Direcional (DIRR3) divulgados na segunda-feira (14).

O lucro líquido ajustado da empresa encerrou o trimestre em R$ 50,9 milhões – enquanto o consenso do mercado era de R$ 48 milhões. O resultado também representa alta de 25,6% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

As ações de construtoras que atuam no segmento de habitação popular – sobretudo no programa Casa Verde e Amarela (CVA) – vinham operando em baixa na Bolsa de valores desde a divulgação dos resultados negativos da Tenda (TEND3) na quinta-feira (10).

Para o analista Luis Assis, da Genial Investimentos, o resultado da Direcional veio para mostrar que nem todas as construtoras do setor sofreram da mesma forma em 2021.

“Os números do trimestre foram muito positivos e em linha com as nossas expectativas”, conta. “Esperamos uma reação positiva do mercado por entendermos que o viés negativo que vimos na sexta-feira não deveria se aplicar a algumas construtoras”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações da Direcional são recomendadas por BTG e Genial

Outro dado comemorado foi a margem bruta ajustada de 36,7% no período, mantendo-se firme apesar da pressão inflacionária no setor.

Segundo a dupla de analistas, Bruno Mendonça, do Bradesco BBI, e Wellington Lourenço, da Ágora Investimentos, os resultados podem ser atribuídos a uma estratégia de preços, eficiência de construção e controle de custos.

“Mais uma vez, estamos positivamente impressionados com a resiliência da margem da Direcional diante das pressões de custos ainda desconfortáveis do setor – a margem da Tenda no quarto trimestre de 2021 caiu para -12% nas revisões orçamentárias”, citam.

O time de analista do BTG Pactual, por sua vez, destaca que apesar da alta no custo de construção estar pressionando as margens da incorporadoras, a Direcional tem conseguido compensar parcialmente esse fato com preços de venda mais altos e entrando em outros segmentos fora do programa CVA, principalmente por meio de sua marca Riva.

Diante de uma perspectiva positiva para a empresa, o BTG Pactual recomenda a compra de ações da Direcional, assim como a Genial Investimentos.

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.