Banco Central

Dinheiro esquecido: Sites falsos são utilizados para aplicar golpes; saiba como identificá-los

16 fev 2022, 16:27 - atualizado em 16 fev 2022, 16:31
Banco Central Selic
Sistema de Valores a Receber do Banco Central tem 30 domínios falsos (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

A Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital, identificou quase 30 domínios falsos do site Valores a Receber do Banco Central (BC) usados em golpes para roubar dinheiros das vítimas em menos de 48 horas.

O Valores a Receber é um novo sistema que permite a consulta a valores em dinheiro esquecidos em bancos e outras instituições financeiras.

O site voltou ao ar na segunda-feira (14) em novo endereço, após ter derrubado o site do Banco Central na sua primeira versão por conta do número de acessos.

Por meio dos sites fraudulentos, os criminosos também se aproveitam para lançar golpes relacionados ao Pix. Isso porque muitas vezes o site clonado mostra um suposto saldo que poderia ser resgatado imediatamente pelo sistema de transferência instantânea.

A plataforma Site Confiável também afirmou que, nos últimos dias, circularam nas redes sociais e aplicativos de mensagens, links e informações que prometem consultar para tentar atrair usuários para sites falsos.

Segundo a Kaspersky, esses golpes solicitam a autorização para enviar notificações pelos navegadores dos celulares, permitindo que os criminosos tenham acesso a um maior número de potenciais vítimas.

A empresa alerta para alguns cuidados que o usuário pode ter para não cair em golpes, como se atentar ao endereço do site e evitar o compartilhamento de dados pessoais.

Outra dica é também buscar as informações sobre o dinheiro esquecido apenas no site oficial do Banco Central.

Até as 18h de terça-feira (16), o Sistema de Valores a Receber do BC já havia recebido mais de 66 milhões de acessos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar