Dinheiro esquecido: saiba como ter uma conta ouro ou prata para fazer a transferência
A partir desta segunda-feira (7) começam as transferências de dinheiro do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central.
No entanto, para isso, o BC exige cadastros nível “prata” ou “ouro” no sistema do site Gov.br.
As duas modalidades necessitam de um nível maior de segurança e, por isso, possibilitam o acesso a serviços mais sensíveis, que pedem reconhecimento facial e permitem acesso a banco de dados, por exemplo.
Para entrar no serviço, o padrão é usar o nível “bronze”. Contudo, durante a data e período agendados ou na repescagem do dinheiro, serão exigidos cadastros com nível maior de segurança.
Como migrar o cadastro
Para fazer um cadastro nível bronze, que é realizado gratuitamente pelo site, é preciso preencher o CPF, alguns outros dados pessoais, e por fim criar uma senha.
Em seguida, para migrar para níveis superiores de segurança, é só clicar no link “Privacidade”, no menu, que direciona os usuários para a opção “Selos de confiabilidade”, onde é possível selecionar os demais cadastros e níveis de segurança.
A partir daí, é possível avançar de nível a partir da validação de alguns dados:
- Nível prata: DENATRAN, Bancos (Internet Banking) ou SIGEPE;
- Nível ouro: Tribunal Superior Eleitoral ou Certificado Digital.
Valores a receber
Segundo o Banco Central, até sexta-feira (25), antes do feriado de Carnaval, já haviam sido realizadas mais de 116 milhões de buscas – 114 milhões referiam-se a pessoas físicas e 2 milhões a pessoas jurídicas – no sistema do Valores a Receber.