Dilma já está em Xangai e inicia mandato à frente do ‘Banco dos Brics’; veja fotos

A ex-presidente Dilma Rousseff está na China, onde assumiu o cargo à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês). A instituição tem sede em Xangai, onde Dilma deve passar a morar.
Na cidade chinesa, a recém-eleita presidente do NDB iniciou seu primeiro dia de mandato na sede da instituição. Confira as imagens oficiais:
#NewDevelopmentBank #President #Shanghai #NDBHQ pic.twitter.com/0WzVJL7sZD
— New Development Bank (@NDB_int) March 28, 2023


O que é o Banco dos Brics?
O chamado “Banco dos Brics” representa os países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O objetivo da instituição financeira é mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em países emergentes.
Portanto, o NDB não é restrito aos cinco países-membros dos Brics. Em setembro de 2021, durante a gestão de Marcos Troyjo, ex-secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais durante o governo Bolsonaro, o banco anunciou a admissão de outros três novos membros: Uruguai, Emirados Árabes Unidos e Bangladesh.
Aliás, o NDB foi fundado em julho de 2014, durante o mandato presidencial de Dilma, tendo a participação dela na criação da instituição. No dia 24 de março deste ano, a ex-presidente foi eleita por unanimidade para presidir o NDB. Ela deve permanecer no cargo até julho de 2025.