Diferente de Lula, Haddad se aproxima de Campos Neto; veja vídeo no G20
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estão na Índia para um encontro do G20.
No entanto, ao contrário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que declarou guerra ao Banco Central e se refere a Campos Neto como “cidadão”, Haddad tenta uma abordagem diferente e parece estar se aproximando do chefe da autoridade monetária.
Durante o G20, ambos abriram espaço em suas agendas para poderem almoçar juntos, algo que não estava previsto e não contou com a presença dos assessores.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Além disso, um vídeo publicado no Twitter do Ministério da Fazenda mostra Haddad e Campos Neto conversando, em um clima animado, com Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu.
#G20INDIA | Encontro do ministro @Haddad_Fernando com Christine @Lagarde (Presidente do Banco Central Europeu) e Roberto Campos Neto (Presidente do Banco Central do Brasil) no G20, sediado na Índia. pic.twitter.com/s2L5U75F6Z
— Ministério da Fazenda (@MinFazenda) February 24, 2023
Para Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, o encontro no G20 demonstra uma forte harmonia entre o ministro e o presidente do BC.
“No vídeo é possível observar que o bom humor e enlace chegam a sugerir uma relação que pode exceder o institucional e protocolar”, afirma.
Haddad no G20
Em seu discurso durante reunião de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais, Haddad expressou a preocupação do governo brasileiro com o endividamento dos países pobres.
Ele também falou sobre as elevadas taxas de juros praticadas em vários países.
“Estamos preocupados sobre os níveis da dívida, notadamente entre os países mais pobres. A elevação das taxas de juros em meio à fragilidade da economia global agrava este cenário”, disse.
*Com Reuters