Combustíveis

Diesel sobe 0,55% nos postos do Brasil na 2ª semana de fevereiro, diz ValeCard

13 fev 2023, 14:37 - atualizado em 13 fev 2023, 14:38
Diesel
“Notamos que a redução de 8,8% do preço do litro de diesel nas refinarias, anunciada pela Petrobras em 7 de fevereiro, ainda não foi repassada ao consumidor pelos postos de combustíveis”, disse o chefe de inovação e portfólio na ValeCard, Brendon Rodrigues (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O preço médio do litro do óleo diesel comum cobrado nos postos de combustíveis subiu 0,55% na segunda semana de fevereiro, para 6,556 reais por litro, apesar de um corte nos preços do produto vendido pela Petrobras nas refinarias, apontou levantamento da Valecard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

O levantamento avaliou o período entre os dias 7 e 13 de fevereiro, com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os Estados do Brasil, afirmou a empresa em nota nesta segunda-feira.

“Notamos que a redução de 8,8% do preço do litro de diesel nas refinarias, anunciada pela Petrobras em 7 de fevereiro, ainda não foi repassada ao consumidor pelos postos de combustíveis”, disse no comunicado o chefe de inovação e portfólio na ValeCard, Brendon Rodrigues.

“Acreditamos que teremos uma redução na bomba a partir desta semana, pois os preços desse combustível no Brasil estão acima do praticado no mercado internacional.”

No caso da gasolina, o levantamento da ValeCard apontou uma queda de 1,37% no preço médio na segunda semana deste mês ante a primeira, para 5,234 reais o litro.

“Após o aumento registrado na semana anterior, na segunda semana de fevereiro houve uma acomodação dos preços da gasolina nos postos de combustíveis, principalmente devido à concorrência nesse segmento do varejo. Contudo, com os recentes aumentos do etanol anidro, anúncio de corte de produção de petróleo pela Rússia e o possível fim da isenção de impostos federais sobre a gasolina, que vale até o fim de fevereiro, podemos ter aumentos no preço desse combustível nas próximas semanas”, disse Rodrigues.

A ValeCard destacou que a Petrobras elevou o preço médio de sua gasolina vendida a distribuidoras em 7,5% no fim de janeiro e ressaltou que a Rússia anunciou recentemente que planeja cortar, em março, sua produção de petróleo em 500 mil barris por dia, “o que pode influenciar os preços do petróleo tipo Brent e, por consequência, a gasolina e o diesel no Brasil”.

Já o etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, subiu 3,37% na segunda semana de fevereiro, para 3,992 reais o litro.

“Os preços do etanol na segunda semana de fevereiro refletem o aumento do etanol hidratado nas usinas produtoras entre o fim de janeiro e a primeira semana deste mês. Mas na semana passada já observamos uma redução de preços nas usinas, o que deve se refletir nos postos na terceira semana de fevereiro”, disse Rodrigues.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar