CryptoTimes

Diem vai para os EUA e, junto com Silvergate, lançará stablecoin

13 maio 2021, 12:54 - atualizado em 13 maio 2021, 12:54
Após dois anos de disputas com questões regulatórias dos EUA, Diem Association decide montar sua sede no país e está mais próxima de lançar sua stablecoin (Imagem: Diem/Divulgação)

Ontem (12), a Diem Association anunciou que está abandonando seus planos de se registrar na supervisora financeira Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA) e retornará para os Estados Unidos. 

Além da realocação, a Diem diz que irá se registrar na Rede de Combate a Crimes Financeiros dos Estados Unidos (FinCEN) e fará uma parceria com o Silvergate Bank, como emissora da tão aguardada stablecoin lastreada em dólar. 

A Diem não especificou onde será sua sede nos Estados Unidos e negou o pedido do The Block de fazer comentários sobre o assunto. A CNBC informou que a nova sede será na cidade de Washington, no Distrito de Colúmbia. Já o Silvergate tem sua sede no estado da Califórnia. 

Apesar do anúncio da parceria com a Diem, o Silvergate informou que “ambas as organizações continuam priorizando a prontidão tecnológica e operacional para um [programa] piloto, à medida que as partes finalizarem os termos de um acordo definitivo”.

Ainda, a prontidão tecnológica não foi o maior obstáculo para o lançamento. A iniciativa da Diem Association de ir para os Estados Unidos acontece após dois anos de disputa com as questões regulatórias dos Estados Unidos.

Inicialmente, quando o Facebook anunciou a Diem Association, então chamada Libra, em 2019, a sede da associação na Suíça era um item da lista de questões que reguladores americanos tinham com relação às intenções do projeto.

O Congresso do país trouxe primeiro David Marcus e, em seguida, Mark Zuckerberg, para testemunharem sobre o projeto.

A Libra Association, então, contratou um time executivo repleto de antigos nomes dos Departamentos do Tesouro e do de Segurança Nacional, passou por reformulação e reduziu suas ambições de ter uma criptomoeda global pareada com uma “cesta de moedas” para ter uma stablecoin lastreada ao dólar, como o aspecto principal da sua rede proposta.

Recentemente, Diem continuou a enfatizar sua vontade de trabalhar com reguladores, inclusive fazendo parcerias para formar a estrutura tecnológica de moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs).