Diem estaria tentando vender seus ativos – será este o fim da stablecoin do Meta (FBOK34)?
O projeto de stablecoin comandado pelo Meta (FBOK34), antigo Facebook, parece estar próximo do fim.
A Diem Association, conhecida anteriormente como Libra, estaria em negociações para vender seus ativos e devolver o capital a investidores, segundo a Bloomberg.
Membros do projeto incluem algumas dezenas das maiores empresas de tecnologia e investidores do mundo, incluindo Uber (UBER), a16z, Temasek, Spotify, Coinbase (COIN) e Ribbit Capital – embora ainda não esteja claro quais membros da Diem investiram de fato no projeto.
O grupo realizou debates com banqueiros de investimentos sobre o melhor modo de vender sua propriedade intelectual, e tentar encontrar novos empregos para seus engenheiros, segundo relatos. Os debates ainda estão acontecendo e não há garantia que Diem irá encontrar um comprador.
Este parece ser um fim silencioso a um projeto que entrou em cena em 2019, com um plano ousado de criar uma nova forma de stablecoin destinada para uso dentro dos aplicativos do Meta.
Diem, então Libra, enfrentou uma oposição severa de reguladores desde o início, e foi forçado a conter suas ambições. Ao invés de uma stablecoin com garantia em moedas fiduciárias globais, a visão se transformou em moedas individuais com garantia em moedas nacionais únicas.
No entanto, os contratempos continuaram aparecendo. Em agosto de 2021, a subsidiária cripto do Meta, Novi, estava planejando trabalhar com uma emissora de stablecoin que não a Diem.
Uma parceria de stablecoin planejada com o banco favorável a cripto Silvergate Bank também atraiu oposição regulatória.
O líder de cripto do Meta, David Marcus – que também é cofundador da Diem – deixou seu cargo na rede social em novembro.