AgroTimes

O ‘diamante’ da Raízen (RAIZ4), ação com tombo de 19% em 3 meses, negócio da China para o boi e mais: 5 assuntos no Agro Times

28 maio 2023, 12:00 - atualizado em 28 maio 2023, 13:51

A semana passada contou com diferentes temas relevantes para o setor do agronegócio, com um Investor Day realizado pela Raízen (RAIZ4) que trouxe novidades e projeções sobre o futuro da companhia.

Apesar disso, as ações da empresa de sucroenergia despencaram no “Raízen Day”, com analistas discutindo sobre um possível impacto do fim da política de paridade de preços (PPI) pela Petrobras (PETR4) nas ações da Raízen.

Além disso, o temor sobre uma nova seca nos Estados Unidos fez com que os contratos da soja e milho caíssem em Chicago.

Assim, o Agro Times separou os principais assuntos do site que você pode ter perdido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os principais temas que foram destaques no Agro Times:

5º lugar – Créditos de carbono: Como o mercado pode ser a nova ‘Revolução do Cerrado’ no século XXI?

(Foto: Pixabay)

Durante o fim da década de 1960 e começo dos anos 1970, houve a chamada Revolução Verde, um movimento de modernização na agricultura em escala global, visto a necessidade de ampliar a segurança alimentar.

No Brasil, o principal destaque ficou por conta da revolução agrícola no Cerrado, que possibilitou a produção de diferentes culturas na região, com destaque para a soja.

Recentemente, o CCS Brasil publicou um estudo que aponta que o país pode arrecadar entre US$ 14 – 20 bilhões de dólares por ano com a captura e armazenamento de carbono

Com isso, conversamos mais uma vez com André Passos, advogado especializado em direito do agronegócio e professor na FGV, sobre o mercado dos créditos de carbono e seu potencial como a “Revolução do Cerrado” do século XXI.

4º lugar – Ação do agronegócio está perdendo suporte; Itaú recomenda venda a descoberto

(Imagem: YouTube/SLC Agrícola)

Uma ação do agronegócio brasileiro, que já disparou mais de 935% desde 2007, está perdendo suporte importante, segundo o Itaú BBA.

Com isso, alguns analistas técnicos do banco recomendam a venda do papel a descoberto com base em alguns aspectos.

? 3º lugar – Como a Raízen (RAIZ4) agora vai buscar um retorno ‘brutal’

(Imagem: Divulgação/ Facebook Raízen)

Raízen (RAIZ4) prevê o lançamento e operação de 20 plantas de etanol de segunda geração (E2G) até 2030/2031, com capacidade para produção de 82 milhões de litros por planta.

De acordo com Francis Queen, vice-presidente executivo de operações de Etanol, Açúcar e Bioenergia da companhia, as novas plantas significam um retorno “brutal” para Raízen.

? 2º lugar – De olho no boi: ‘Negócio da China’ para carne, arroba em queda livre e oferta nas alturas

(Imagem: Arquivo/Agência Brasil/ASCOM ADEPARÁ)

No “De olho no boi” da semana passada, conversamos com Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado e especialista em proteína animal, para entender o retrato atual de preços, oferta, demanda e custos.

Iglesias destacou o “negócio da China” que tem acontecido em favor do país asiático e afeta os exportadores de carne do Brasil.

? 1º lugar –  Renda fixa isenta de IR para fazer dinheiro no curto prazo; títulos que pagam 106% do CDI

Quem busca multiplicar o seu dinheiro na renda fixa sem travar a quantia por mais de três anos encontra oportunidades em títulos isentos de imposto de renda, que oferecem rentabilidade de até 106% do CDI.

Segundo o Itaú BBA, os melhores investimentos isentos de IR, com tal finalidade, têm concentração no agro neste mês de maio.

Consequentemente, os analistas do banco recomendam a compra de dois certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs).

Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo. Em 2024, ficou entre os 80 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
pasquale.salvo@moneytimes.com.br
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo. Em 2024, ficou entre os 80 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.