Dia Mundial do Frango: Brasil é o maior exportador da proteína e responde por 14% da produção global
Nesta quarta-feira (10) é celebrado o “Dia Mundial do Frango”. A data foi estabelecida pelo International Poultry Council (IPC), órgão máximo da avicultura internacional, para promover e destacar a cadeia produtiva.
A carne de frango está entre os alimentos mais completos em nutrientes necessários para uma alimentação saudável, sendo uma importante fonte de proteína, aminoácidos essenciais e vitaminas, com baixo teor de gordura.
Brasil e o frango
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Em 2022, o país exportou 4,8 milhões de toneladas do alimento para mais de 150 países, gerando receita de US$ 9,7 bilhões.
As exportações brasileiras de carne de frango, correspondem por cerca de 33,2% do total produzido, com o volume remanescente (66,8%) sendo destinado ao mercado interno.
Quanto a produção, o Brasil assumiu o posto de segundo maior produtor mundial de carne de frango, respondendo assim por 14% da produção global da proteína. No ano passado, foram produzidas mais de 14,5 milhões toneladas .
Consumo e avanços tecnológicos
No Brasil, o frango tem ocupado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Em 2022, o consumo médio registrou 45,2 kg por habitante.
Assim, na comparação com 1992, há 30 anos, o consumo mais do que dobrou, já que a média do brasileiro era de 17 kg por habitante.
- BrasilAgro (AGRO3): Commodities devem pesar sobre ações, diz XP após resultados do 3T23; o que fazer?
- Minerva (BEEF3) vê retomada dos embarques do Brasil para China e critica Secex
O avanço do avicultura no Brasil está associado à ciência e tecnologia aplicada no modelo avícola brasileiro, que é referência mundial em produtividade.
Anteriormente, até 1930, os frangos precisavam de até 105 dias para atingir o peso para o abate e eram necessários 3,5 kg de ração para cada 1kg de ganho de peso. Hoje, contudo, o frango completa o ciclo de crescimento em 40 dias e consome 1,6kg de ração para cada 1kg de ganho de peso.