Dia Internacional da Educação: estudar é a melhor estratégia para o crescimento profissional
No dia 24 de janeiro é celebrado o Dia Internacional da Educação e nunca foi tão importante manter a aprendizagem na rotina. Tendo assim, a educação como uma estratégia contínua para a vida profissional e pessoal, visto que o mundo digital exige um profissional que combine conhecimentos sobre vários campos e áreas.
Nesse sentido, o relatório “The Future of Jobs 2020” do Fórum Econômico Mundial sinaliza que 50% das habilidades profissionais devem mudar nos próximos cinco anos e destaca duas delas: a criatividade e a flexibilidade.
O levantamento coloca, também, algumas competências a serem desenvolvidas: aprender a aprender (aprendizado ativo) e estratégias de aprendizado como ter consciência sobre a maneira como se aprende melhor e métodos para desenvolver novas habilidades de forma ativa. Ou seja, reforça a importância de permanecer sempre aprendendo independente do cargo que ocupa.
Segundo Vivian Cristina Rio Stella, linguista com doutorado pela Unicamp, que desenvolve projetos e cursos na área de comunicação, fazer uma retrospectiva do que foi aprendido em 2021 pode trazer novos insights e reforçar as metas de aprendizado para o ano que se inicia.
Stella define que para quem não está habituado em manter a aprendizagem na rotina as primeiras perguntas são: o que eu quero aprender, por que e como?. A partir desses questionamentos, a profissional recomenda que comece a explorar os motivos e as intenções das respostas para evitar cair em modismos e fazer escolhas com motivações reais.
Quanto ao ‘como’, a linguista orienta que as pessoas devem enxergar as possibilidades existentes, seguir perfis e especialistas que falem do assunto, conversar com quem sabe fazer, ver vídeos, ouvir podcasts e separar um tempo para experimentar e aprender na prática.
Por fim, Vivian traz como dicas rápidas para quem quer começar hoje:
1. Programar na agenda um tempo para aprender, mesmo que seja um período pequeno no início. “Como academia, não dá pra fazer tudo de uma só vez e nunca mais ir, tem que ir construindo um hábito, tem que fazer parte da rotina”, ressalta ela;
2. Se perguntar sempre: o que acontece se eu não aprender isso nos próximos 3 meses, 1 ano, 3 anos? Isso faz com que o senso de necessidade fique bem claro.