Dia do Contador: “Uma profissão que dificilmente você fica desempregado”, diz presidente do conselho de Contabilidade
No dia 22 de setembro, esta quinta-feira, é comemorado o Dia do Contador. A profissão surgiu no Brasil em 1770, quando o rei de Portugal, Dom José, tornou obrigatório o registro do profissional conhecido como “guarda-livros”.
A regulamentação da profissão ocorreu em 1870. Passados 252 anos do seu surgimento no Brasil, os profissionais da área da Contabilidade estão hoje diante de novos desafios.
Temas ambientais, sociais e de governança, da sigla em inglês ESG (Environmental, Social and Corporate), criptomoedas, carbono zero e metaverso, estão exigindo dos trabalhadores do setor mudanças de comportamento, aperfeiçoamento e uma nova visão.
A profissão
Somente no Estado de São Paulo são, atualmente, 153 mil profissionais da contabilidade registrados, dos quais mais de 100 mil são contadores.
Para ingressar na área, o primeiro passo é fazer o curso de graduação em Ciências Contábeis e, após isso, realizar o exame do conselho regional do estado que planeja exercer a carreira.
Há ainda os seguimentos específicos, como, por exemplo, empresas independentes com atuação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o que exige um exame de qualificação técnica com cadastros específicos comprovados anualmente.
Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), José Aparecido Maion, o Dia do Contador é uma data para celebrar as novas tecnologias e transformações.
Essas que, segundo ele, só aumentam a importância e responsabilidade dos profissionais da contabilidade, na divulgação das informações corretas relacionadas aos novos temas. “Aumentam a responsabilidade, mas também abrem caminhos para novas possibilidades profissionais”, diz.
O contador, afirma o presidente da CRCSP, é imprescindível no apoio à condução dos negócios, no planejamento tributário adequado e, fundamentalmente, na transparência da prestação de contas das instituições, sendo “uma profissão que dificilmente você fica desempregado”.
Novos desafios: ESG, crédito de carbono e o metaverso
Para Maion, a atualidade deste profissional é perceptível, por exemplo, com os recentes casos de ESG e crédito de carbono.
O que é demonstrado, de acordo com ele, pela falta de normas que padronizem os itens que devem ser mensurados e divulgados pelas empresas, fazendo com que cada uma demonstre os resultados nos balanços de formas variadas e sem critérios unificados.
Segundo o Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade (ISSB), criado em novembro de 2021, as primeiras normas sobre o tema devem ser publicadas em 2023.
Outro tema que ainda não conta com regras claras é o metaverso, que tem atraído um grande número de pessoas e empresas.
Esse universo já está gerando serviços e produtos, mas, para o presidente da CRCSP, “não podemos fugir das replicações da realidade. Os usuários irão precisar dos profissionais da contabilidade e seus conhecimentos para gerenciar seus negócios, afinal, o mundo virtual não está imune a essas necessidades”.
De acordo com Maion, a oportunidade de mercado para o metaverso pode chegar a casa dos US$ 800 bilhões (aproximadamente R$ 4 trilhões) até 2024.
Essas mudanças exigem do profissional a constante atualização, já que muitas ocorrem acompanhando as necessidade do mercado.
Mas, o “especialista da área tem uma remuneração alta e boa”, acrescenta o presidente da CRCSP que parabeniza os contadores brasileira e deseja a eles “sucesso, transparência e ética”.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!