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Dia do Consumidor: Veja dicas para melhorar seu negócio e atrair clientes

Diana Cheng - 13/03/2019 - 15:55
compra com cartão de crédito
40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra online acabam levando o produto ou o serviço, revela Yourviews (Arquivo/Agência Brasil)

Mais de 45% dos consumidores já estão acompanhando as ofertas do Dia do Consumidor, segundo dados da pesquisa realizada pelo Social Miner e pela MindMiners. Outra pesquisa, dessa vez apurada pela Yourviews, revelou que 40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra online acabam levando o produto ou o serviço.

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Pensando nisso, Alfredo Soares, diretor da Loja Integrada e fundador da XTech Commerce, traz dicas para os empreendedores digitais que queiram se destacar não só nesta semana, como também o ano todo:

1. Prepare os profissionais da área

Os profissionais, para que possam se relacionar com os clientes, precisam ter acesso a todas as informações condizentes com os produtos e/ou serviços comercializados, assim como com os procedimentos da loja. Por isso, é preciso orientá-los continuamente.

2. Esteja disponível e facilite a comunicação

O especialista recomenda que a loja tenha presença em todos os canais de comunicação. Dessa maneira, é possível estabelecer uma relação mais saudável entre o cliente e a empresa, dando possibilidade ao consumidor de se informar, tirar dúvidas e fazer compras de formas mais simples. Ter diversos canais de comunicação também traz pontos positivos ao negócio, que passa a ter meios de divulgar produtos e aumentar as vendas.

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3. Divulgue

Definidas as promoções, é essencial que a empresa comece a desenvolver uma estratégia de divulgação. “Crie um cronograma de publicações, determinando em quais canais cada anúncio será divulgado e para quais públicos será direcionado”, indica Soares. Vale apostar nas redes sociais e no Google Adwords.

4. Otimize o checkout

Oferecer opções diversificadas de pagamento, cupons de descontos e frete grátis pode fidelizar o cliente. Otimizar o processo de compra também é importante. Para isso, Soares sugere não oferecer cadastros exaustivos, já que aumentam as chances do consumidor deixar a compra para outro momento.

5. Fidelize seus clientes

Campanhas, como cupons de desconto progressivo, podem estimular o retorno do clientes, recuperar os que abandonaram a compra e atrair novos consumidores.

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