Dia das mães: Data deve impulsionar vendas de shoppings em 19%, a R$ 5 bilhões
O dia das mães é a segunda data mais significativa para o varejo brasileiro. Segundo dados da pesquisa realizada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), para o ano de 2022, a estimativa é que a data traga um crescimento de 19% nas vendas, em relação ao ano anterior.
A associação espera que o setor movimente cerca de R$ 4,9 bilhões de reais em compras. Caso sejam confirmadas as expectativas, isso representa um faturamento 12% maior do que o alcançado em 2019, com um crescimento real na economia do país de 2,5% registrado após o início da crise sanitária de Covid-19.
Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data.
“A inflação e o desemprego foram citados por 42% dos respondentes como fatores externos que mais devem limitar o consumo no Dia das Mães, mas mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para a data”, diz presidente.
Daniel Lima, gerente de Marketing do Shopping Praça da Moça, em Diadema, no Grande ABC, diz que o empreendimento espera um aumento entre 15% e 20% no fluxo de clientes durante essa semana. “Nós recebemos uma média de 25.000 visitantes por dia no mall, a expectativa do Shopping e lojistas para esse dia das mães é muito positiva, afinal, todo mundo tem alguém especial para presentear”.
A projeção divulgada pelo Cantareira Norte Shopping é similar, aumento de 25% em relação ao ano passado e 20% sobre 2019.
Maior procura
A Abrasce ainda afirma que para este ano o ticket médio de consumo gira em torno de R$ 250,00 reais. Para Aline Santana, consultora de RH, o momento vale o esforço para um bom presente. “Todo ano eu me organizo para presentear a minha mãe com algo especial, mesmo que ela diga que não precisa, a questão não gira em torno do valor do presente, mas sim do meu amor e gratidão, por ela, que merece sempre o melhor.”
Itens de beleza são os mais procurados na hora da compra, a pesquisa aponta que perfumaria e cosméticos tem 95% de procura, na sequência de vestuário, com 81%, joalheria, 73%, e calçados com 71%.
De acordo com a gerente de marketing do Shopping Penha, Renata Barros, investir em ações e promoções especiais para a ocasião tem sido uma estratégia para atrair consumidores. “A data é também importante para nós, que pensamos em proporcionar melhores oportunidades de compra para os clientes do empreendimento, já que o dia das mães celebra o amor entre as famílias, e o presente é só mais uma maneira de dizer isso”.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça.