Dia das Mães: Como a inteligência artificial dificulta a identificação de golpes virtuais
Nestes períodos de datas comemorativas é necessário maior cuidado com o fornecimento de dados pessoais e a atenção deve ser redobrada para que o consumidor não caia em golpes.
As abordagens de criminosos são comuns em páginas falsas, que simulam e-commerce, promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecerem em páginas de buscas e stories de redes sociais.
“Desconfie de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, de promoções mirabolantes de produtos e nunca clique em links recebidos em mensagens. Sempre faça as compras em sites conhecidos e pesquise comentários de outros consumidores em sites de reclamações”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Além disso, a fundação indica que os clientes digitem propriamente o endereço da loja no navegador de internet; que tomem cuidado com redes sociais e com promoções cujos produtos estejam abaixo do valor real. O indicado também é realizar uma pesquisa e verificar a média de preços dos produtos em vários sites conhecidos.
Golpe do Pix
Com o Dia das Mães se aproximando, o ‘golpe do pix’ tem circulado nas redes sociais. A publicidade apresenta o texto: “Promoção Nubank Dia das Mãe: cadastre-se e receba até R$ 100 via Pix para presentear sua mãe”.
Muitos acreditam na mensagem e preenchem seus dados em um cadastro, que se trata de um golpe. Nos canais oficiais do Nubank, banco digital, não há nenhuma promoção voltada para o Dia das Mães, assim como em qualquer outro banco.
Inteligência Artificial e golpes
Além disso, os golpistas estão ficando cada vez mais tecnológicos. Em conversa com a BBC, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, alertou que a inteligência artificial pode dificultar a identificação de golpes na internet.
Wozniak diz temer que a IA seja explorada por “pessoas mal-intencionadas”. Além disso, ele afirma que é necessária uma regulamentação no setor.
“A inteligência artificial é tão inteligente que está aberta às pessoas mal-intencionadas, aquelas que querem te enganar sobre quem elas são”, indica o especialista.
Enquanto um pioneiro da computação, Wozniak afirma que “não podemos parar a tecnologia”, mas podemos preparar as pessoas para que sejam mais capacitadas a identificar fraudes e tentativas maliciosas de obter informações pessoais.
Já foram identificados, por exemplo, casos de golpes de sequestro falso que usam a inteligência artificial para simular a voz das vítimas e enganar os familiares.