Consumo

Dia das mães: 32,2% pretendem comprar presentes via e-commerce

09 maio 2020, 15:02 - atualizado em 09 maio 2020, 17:46
Dia das Mães
Para demonstrar o carinho pelas mães, a principal forma identificada pela pesquisa foi a compra via e-commerce (Imagem: Unsplash/@elmundoderabbit)

O Dia das Mães, segunda data comercial mais importante no Brasil após o Natal, terá um significado diferente em 2020, o que impacta diretamente no comportamento do consumidor.

É o que aponta o relatório da Social Miner , empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados.

Para demonstrar o carinho pelas matriarcas, as principais escolhas do público que pretende celebrar a data são: comprar um presente em um e-commerce (32,26%); cozinhar ou encomendar uma refeição especial (27,4%); e fazer uma ligação ou videochamada (24,7%).

Mesmo em meio ao isolamento social, 15,2% disseram que pretendem tentar comprar um presente em uma loja física e 13,4% fazer uma visita pessoalmente.

Dos respondentes, 65,6% pretendem comemorar a data; porém destes, 40,8% admitem que caso alguém da família seja vítima do coronavírus, a comemoração será cancelada.

Mas outros fatores também podem fazer com que muitos consumidores desistam de celebrar a data. É o caso dos prazos de entrega ruins e o fato de não poder receber ou fazer visitas, além de não ter acesso a bons preços.

Já entre as pessoas que não pretendem comprar presentes, grande parte não possui um trabalho formal (34%), está desempregada (12%) ou é aposentada (11%).

Questões logísticas influenciam diretamente na decisão de compra dos consumidores (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

Dentre os que não pretendem comemorar a data de maneira alguma (12%), 31,9% alegam que o fato se deve ao isolamento social e a impossibilidade de organizar encontros.

Outras pontos relevantes, no entanto, também apareceram, como a necessidade de fazer uma economia, a falta de hábito e até mesmo a dificuldade por não morar com a mãe.

Aqui, o isolamento social também mostra seu poder de influência sobre o evento, uma vez que boa parte deste público voltaria atrás e escolheria celebrar o Dia das Mães se pudesse receber ou fazer visitas (24,1%) ou caso a quarentena fosse flexibilizada ou cancelada (20%).

Questões logísticas influenciam diretamente na decisão de compra dos consumidores e, não à toa, para este Dia das Mães, os respondentes do Norte (18,18%) e Nordeste (15,12%) foram os que mais apontaram as “boas taxas de frete” como fator decisivo para conversão. Já as “políticas de troca e devolução” são mais relevantes para o público do Nordeste (9,30%).

A categoria que promete atrair mais público é Moda e Acessórios, sendo a opção de 43,1% dos respondentes que pretendem comprar. Em segundo lugar vem Beleza e Cosméticos (41,4%), Floricultura (21,2%), Casa e Decoração (20,4%) e Eletrodomésticos (19,4%).

Por fim, em relação ao ticket médio, 34,5% dos consumidores pretendem investir entre R$ 51,00 e R$ 100, sendo esta ainda a faixa de preço mais representativa entre as mulheres. Em seguida, 22,7% do público ficará entre os R$ 101 e R$ 200 – investimento mais representativo entre os homens.