Varejo

Dia das Crianças: Gastos com presentes devem ser maiores que no ano passado, mostra pesquisa

10 out 2022, 13:00 - atualizado em 10 out 2022, 11:31
Dia das Crianças compras
Mais da metade dos consumidores serão impactados pelos preços neste Dia das Crianças (Imagem: Freepik)

Mais brasileiros pretendem comprar presentes neste Dia das Crianças, e a média de preços que estão dispostos a pagar é mais alta do que em 2021, aponta pesquisa da empresa de inteligência analítica Boa Vista.

O estudo revela que 76% dos consumidores têm intenção de comprar presentes no feriado, um aumento de 12 pontos percentuais em relação aos que declararam o mesmo em 2021.

Além disso, o valor médio que esses consumidores estão dispostos a pagar também aumentou. O ticket médio do Dia das Crianças 2022 é de R$ 221, ante R$ 195 registrados no ano anterior.

Apenas 28% dos entrevistados demonstraram intenção de pagar mais pelos presentes em 2022, uma queda de 15 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Mas 42% dos consumidores alegaram que pretendem gastar quantia similar ao ano de 2021, enquanto outros 30% afirmaram que gastarão menos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preços x necessidades

Mais da metade dos consumidores serão impactados pelos preços.

Ao todo, 36% afirmaram que vão levar os preços em conta neste Dia das Crianças, enquanto 29% apontaram que irão considerar a necessidade do presente como fator decisivo.

Outros fatores determinantes para o consumidor no feriado será a qualidade do produto, importante para 18%, o atendimento, importante para 10%, e a sustentabilidade das marcas, relevante para 4% dos consumidores, são outros fatores levados em conta.

O pagamento à vista será prioridade para 59% dos consumidores neste Dia das Crianças, aumento de 6 pontos percentuais em relação à 2021.

O meio de pagamento que mais será utilizado é o cartão de crédito, mencionado por 39% dos entrevistados, seguido pelo cartão de débito, escolhido por 26%, enquanto Pix foi mencionado em 16% das respostas.

Impacto da economia

O comportamento do consumidor no Dia das Crianças deve ser bastante influenciado pelo cenário econômico, na avaliação de Flávio Calife, economista responsável pela área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista.

Para o especialista, faz sentido que os preços estejam na frente numa escala de prioridades, da mesma forma que o consumidor prefira pagar as compras à vista.

“O cenário econômico é um pouco mais delicado ao consumidor por conta da inflação e do aumento nas taxas de juros. A renda está mais comprometida e vimos que a inadimplência das famílias cresceu num ritmo forte desde o início do ano”, explica.

Calife também ressalta que o varejo físico voltou a ganhar espaço, mas o varejo online continua sendo importante.

Na avaliação do economista, muitos consumidores experimentaram as compras online durante a pandemia e perceberam que ela há uma série de vantagens, como comodidade, praticidade e segurança.

“Houve uma mudança de hábito no que se refere às compras online durante a pandemia e isso não se perdeu depois que as restrições deixaram de existir”, explica.

Plataformas

Dentre os meios mais buscados para realizas as compras para o Dia das Crianças, as redes sociais se destacaram como a principal plataforma de busca.

Segundo um levantamento da All In, da Locaweb, em parceria com a Opinion Box, cerca de 75% dos consumidores devem utilizar as redes como principal meio de busca de um presente para o feriado.

A preferência por esse meio se deve principalmente pela possibilidade dos consumidores terem acesso à avaliação de outros clientes, apurou o estudo.

Dentre as redes sociais, a mais popular é o Instagram, utilizado por 70% dos entrevistados, seguido pelo Google Shopping, com 55% e Facebook, com 53%. O YouTube é utilizado por 46% dos consumidores, e o WhatsApp, por 36%.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Saiba mais! HENRIQUE MEIRELLES FALA SOBRE POLÍTICA ECONÔMICA E UMA POSSÍVEL VOLTA AO GOVERNO!