Política

Dia da Facada Nunca Mais: Deputado propõe data em prol da ‘conscientização’ de respeito a políticos

12 set 2023, 15:49 - atualizado em 12 set 2023, 15:51
Jair Bolsonaro
O dia faz alusão ao dia 6 de setembro de 2018, dia da facada sofrida por Bolsonaro. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O deputado federal Hélio Lopes apresentou um Projeto de Lei que institui no Calendário Nacional o dia 06 de setembro como o “Dia Nacional de Combate aos Atentados à Vida de Políticos”, nomeado de “Facada Nunca Mais“.

O dia faz referência ao ataque que o ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu durante a campanha eleitoral, em setembro de 2018, em Juiz de Fora.

Segundo Lopes, o objetivo da comemoração do dia é conscientizar a população sobre a importância do respeito à integridade de políticos por meio de palestras, debates, seminários e oficinas.

Além da facada em Bolsonaro, Hélio cita no texto outros ataques aos políticos como o de Carlos Lacerda, jornalista e político da década de 50, e o assassinato de Celso Daniel, que foi prefeito da cidade de Santo André, em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro realiza cirurgia nesta terça-feira (12)

O ex-presidente Jair Bolsonaro realizou nesta terça-feira (12) uma cirurgia em decorrência da facada que levou durante a campanha eleitoral de 2018.

Segundo Fabio Wajngarten, advogado e ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, o ex-presidente realizou o procedimento próximo das 5h00 da manhã e que tudo ocorreu dentro da normalidade.

Desde o ocorrido, Bolsonaro já realizou outras quatro cirurgias por complicações e visitou inúmeras vezes o hospital. Desta vez, ele operou uma suboclusão intestinal e o refluxo gástrico esofágico.