Dfinity: “Computador da Internet” está disponível a desenvolvedores externos
Dfinity, o tão aguardado projeto, cujos criadores afirmam que será a base para um “computador da internet” descentralizado, agora está disponível para desenvolvedores externos.
Dominic Williams, fundador e cientista-chefe da Dfinity, afirmou durante o evento on-line de lançamento que o “lançamento Tungsten” desta terça-feira é o terceiro dentre cinco “marcos históricos públicos”, em que o quinto será a criação de um computador completo para a internet em algum momento “ainda este ano”.
Dfinity arrecadou US$ 102 milhões em 2018 em uma rodada de financiamento liderada por Andreessen-Horowitz (a16z). No total, arrecadou mais de US$ 160 milhões.
“Um dos maiores problemas na tecnologia é a monopolização da internet pela ‘Big Tech’ — empresas que consolidaram controle quase completo sobre nossas tecnologias”, disse Williams.
Dfinity usa um protocolo baseado em blockchain para unir a capacidade computacional de uma rede descentralizada de centros de dados. O objetivo é devolver o poder a desenvolvedores que desejam criar “serviços abertos de internet”, disse ele.
Dfinity também lançou CanCan, um “TikTok alternativo e aberto”. Em janeiro deste ano, havia apresentado uma rede social parecida com o LinkedIn (chamada “LinkedUp”).
Outras aplicações que já estão sendo desenvolvidas incluem um aplicativo descentralizado de pagamentos e uma “plataforma industrial completa para bens de luxo”, segundo o comunicado de imprensa.