Dfinity anuncia integração com Bitcoin em nova etapa de seu “Internet Computer”
A Dfinity Foundation, responsável pelo desenvolvimento do blockchain Internet Computer, anunciou que irá integrá-lo ao bitcoin, possibilitando a criação de contratos autônomos (ou “smart contracts”) para a criptomoeda, noticia o Decrypt.
Lembrando que contratos autônomos são termos pré-definidos via códigos de programação, cujas funções são “ativadas” automaticamente quando condições específicas são atendidas.
O que é Dfinity e seu “Internet Computer”,
que pode substituir a internet tradicional?
Em um comunicado de imprensa, Dominic Williams, fundador da Dfinity, explicou a integração:
Contratos autônomos do Internet Computer terão acesso à liquidez do Bitcoin e o Bitcoin ganhará uma nova e poderosa funcionalidade de contratos autônomos sem a necessidade de serviços de conexão inseguros e complexos.
Decrypt afirma que um ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) para o bitcoin (BTC), onde pessoas possam negociá-lo em outro blockchain e realizar operações financeiras de forma rápida e fácil, é uma grande iniciativa da indústria.
Significa que a criptomoeda mais popular do mundo estará à altura da atual líder da indústria, a Ethereum.
O Internet Computer foi criado para atuar como uma infraestrutura alternativa à atual internet mundial. Foi lançado em maio deste ano, mas está sob desenvolvimento desde 2016.
Seu objetivo ambicioso é transformar a internet em um computador gigante e global para permitir que existam versões descentralizadas de redes famosas, como LinkedIn, TikTok e WhatsApp.
Assim, a integração de contratos autônomos, além da interoperabilidade — conexão entre diversas redes blockchain e projetos —, permitirão que diversos softwares se comuniquem entre si e funcionem perfeitamente.
Web 3.0: o que podemos esperar
da futura internet descentralizada?
De acordo com Williams, “o Internet Computer possui uma nova criptografia ‘chain key’, que permite a assinatura de transações em outros blockchains, como o Bitcoin” em uma questão de segundos.
Desde seu lançamento, o Internet Computer da Dfinity já processou quase 213 milhões de blocos — um número impressionante e superior ao de qualquer outro blockchain.
Decrypt menciona que Portal é outro projeto que visa levar o setor DeFi ao sistema Bitcoin. Além disso, a previsão é que, em novembro, Taproot, a maior atualização à rede Bitcoin em anos, seja implementada, facilitando ainda mais a criação de contratos autônomos na rede blockchain.
Além de Portal e Taproot, Jack Dorsey, o CEO do Twitter e da Square, planeja desenvolver uma plataforma DeFi para o Bitcoin, chamada de “TBD”.
Neste momento, ICP, o token nativo do Internet Computer, está precificado a US$ 49.