Dezenas de usinas de açúcar encerram moagem mais cedo em grande produtor da Índia
Mais de duas dúzias de usinas no Estado de Maharashtra, principal produtor de açúcar da Índia, tinham interrompido a moagem de cana até o final de fevereiro, quase dois meses antes do ano passado, devido ao clima adverso, disse um alto funcionário do governo estadual.
Os fechamentos antecipados sugerem que Maharashtra produzirá muito menos açúcar do que a estimativa inicial de 13,8 milhões de toneladas e reduzirá a produção total do país.
A menor produção de açúcar pode impedir que o segundo maior exportador do mundo permita embarques adicionais, potencialmente sustentando os preços globais e abrindo espaço para que os rivais Brasil e Tailândia aumentem suas exportações.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O estado ocidental de Maharashtra, que responde por mais de um terço da produção de açúcar da Índia, produziu 9,51 milhões de toneladas de açúcar no ano comercial de 2022/23, que começou em 1º de outubro, abaixo dos 9,73 milhões de toneladas no mesmo período da temporada passada, disse um alto funcionário do governo à Reuters na quinta-feira.
“Na divisão de Solapur, 13 usinas fecharam e outras 20 fecharão em quinze dias”, disse o funcionário do governo estadual, que não quis ser identificado.
Todas as usinas do Estado, exceto cerca de duas dúzias, fecharão as operações até o final de março, disse o funcionário.
As usinas de açúcar em Maharashtra estiveram operacionais até meados de junho em 2021/22, quando colheram uma safra recorde.