Empresas

Dexxos (DEXP3; DEXP4) avalia converter ações preferenciais da companhia em ordinárias; entenda

01 ago 2024, 10:51 - atualizado em 01 ago 2024, 10:51
dexxos-dividendos
Conselho de administração da Dexxos avalia proposta de conversão das ações preferenciais em ordinárias (Imagem: Unsplash/Christophe Dion)

O conselho de administração da Dexxos (DEXP3; DEXP4) aprovou pelo início de estudos para subsidiar eventual proposta de conversão da totalidade das ações preferenciais da companhia em ações ordinárias.

  • Os balanços do 2T24 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.

Vale pontuar que as ações ordinárias — terminadas com o número 3 no ticker — são aquelas que oferecem direito a voto em assembleias, portanto, dão aos acionistas participação na gestão da empresa, proporcional à quantidade de ações.

Ainda, dão acesso ao mecanismo tag along, criado para acionistas minoritários protegerem suas carteiras em eventual mudança no controle acionário.

O documento, divulgado ao mercado nesta quinta-feira (01), destaca que a deliberação está inserida no âmbito de contínuo desenvolvimento das práticas de governança da Dexxos e de busca de geração de valor para seus acionistas.

“A proposta de conversão deverá ser oportunamente submetida à aprovação do conselho de administração e, caso aprovada pelo órgão, será submetida para apreciação em assembleias gerais extraordinária e especial da companhia, observados os respectivos quóruns legais”, diz o comunicado.

A Dexxos não informa se os planos inclui a migração das ações para o Novo Mercado, o segmento de listagem de empresas com práticas mais rigorosas de governança corporativa.

Conforme o estatuto social aprovado em 04 de junho deste ano, o capital social da Dexxos é de R$ 389,1 milhões dividido em 103.538.833 ações ordinárias, escriturais e sem valor nominal e 5.771.805 ações preferenciais, escriturais e sem valor nominal.