DeepSeek funcionou como ‘vacina’ para os investidores se prepararem para o mercado de IA em 2025, diz executivo do Bank of China

Nesta semana, a startup chinesa DeepSeek agitou o mercado americano, fazendo com que ações de grandes players estabelecidos, como a Nvidia (NVDA), caíssem 17% em um único dia. Para alguns, o dia atípico é um sinal de alerta sobre o que ainda está por vir, sugerindo até uma possível mudança na dinâmica do mercado de Inteligência Artificial (IA), com novos concorrentes ganhando espaço.
Para Hsia Sheng, vice-presidente do Bank of China, há uma grande possibilidade de surgirem cada vez mais novas empresas de IA no mercado, devido ao modelo aberto e exclusivo do DeepSeek, que precisa de menor poder computacional do que outros modelos tradicionais — como o da Meta e o da OpenAI, por exemplo —, possibilitando que outras empresas adotem o mesmo modelo, além de estimular a criação de novas aplicações com essas tecnologias.
Para ele, o ocorrido na segunda-feira (27) funcionou como uma “vacina” para os investidores, para o que ainda está por vir, além de servir como um aviso de que a liderança no setor não está limitada apenas às Big Techs americanas.
Como consequência, Sheng diz que as Big Techs tendem a ser mais afetadas ao longo do ano, enfrentando grandes chances de alta volatilidade nos preços. Isso ocorre devido ao surgimento constante de novas empresas que se tornam concorrentes, o que pode levar até mesmo a uma reavaliação dos grandes líderes do setor.
‘’Quando a volatilidade aumenta, as pessoas começam a questionar se as big techs crescerão tanto quanto se esperava’’, disse Sheng.
- VEJA TAMBÉM: Temporada de balanços 4T24 – descubra o que esperar das principais empresas da bolsa, segundo o BTG
Guerra da DeepSeek contra o mercado de IA
Vale lembrar que existe uma tentativa das grandes economias de protegerem sua competitividade no ramo do desenvolvimento da Inteligência artificial.
O executivo do Bank of China diz que a tendência é de que países líderes no setor adotem medidas como o aumento de tarifas para compensar a perda de vantagem estratégica, algo que foi observado esta semana com as ações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Na terça-feira, poucas horas após a startup chinesa abalar o mercado americano, Trump fez uma declaração anunciando que irá aplicar tarifas sobre semicondutores provenientes de “países que representam ameaça à segurança americana”.
No entanto, não forneceu prazos nem especificou quais países seriam afetados.
Diante do cenário, o vice-presidente diz que investidores devem reavaliar seus investimentos, buscando diversificar para além das empresas americanas, considerando novas empresas de IA em outros países.
Além disso, ele destaca que a DeepSeek possui uma equipe relativamente pequena, o que desafia a ideia de que apenas grandes corporações ou países com muitos recursos, como a Nvidia, são capazes de desenvolver IA.
Para se ter uma ideia, enquanto o ChatGPT 4.0 exigiu um investimento de US$ 100 milhões, o DeepSeek-V3 custou cerca de US$ 5,6 milhões, segundo a própria empresa chinesa.
De acordo com fontes, a plataforma conta atualmente com cerca de 140 a 200 funcionários, um número que pode variar dependendo do critério de contagem. O fato é que a equipe é bem menor em comparação com outras empresas do setor, como a OpenAI, que tem cerca de 1,7 mil funcionários.