Criptomoedas

Devemos desistir de prever preços de criptomoedas no longo prazo?

26 dez 2018, 19:14 - atualizado em 26 dez 2018, 19:14

Bitcoin

Por Jamil Civitarese/Investing.com

Uma matéria extremamente interessante da Bloomberg, houve o apanhado de diversas previsões sobre o preço do Bitcoin nos últimos dois anos. Há os extremamente bullish que foram ajustando suas expectativas, os extremamente bearish que continuam acreditando que “em tempo hábil” o Bitcoin colapsará para zero e, de maneira geral, quase ninguém acerta. A matéria pode ser conferida aqui e é condizente com o que vemos nos últimos tempos no mercado. A volatilidade impede previsões pontuais de médio prazo, como podemos observar.

A longo prazo, no entanto, as coisas mudam de jogo. É possível tratar de certos padrões que impõe um mínimo e um teto para o Bitcoin. Começamos pelo lado positivo: a lua. O teto é dado pelo maior e mais tradicional mercado responsável puramente por reservar valor: o ouro. O valor atual do mercado de ouro, de acordo com o World Gold Council (e alguns cálculos meus com esses dados), é de aproximadamente 7.5 trilhões de dólares. Não acho fácil dizer que o Bitcoin superará esse valor em tempo hábil.

Indo um pouco além, diria que não é provável que o Bitcoin passe de 10% desse valor no curto prazo posto que o ouro já sobreviveu a guerras, ameaças nucleares, foi usado como padrão monetário por boa parte da História e mesmo perdendo essa posição continua em reservas de governos. Nesse caso, eu considero um teto razoável – no curto prazo de um a dois anos – para o Bitcoin o preço de 40.000 dólares. Se comparamos com algumas das previsões no artigo da Bloomberg, talvez houvesse otimismo excessivo a esse valor absoluto baseado no ouro. Acredito que o Bitcoin possa passar, porém não se manter nesse nível estável sem resolver problemas relacionados a desconfianças de segurança/hacking, usabilidade e alguma volatilidade que impedem a moeda de ser vista como reserva de valor.

O mínimo, cada vez menos provável de ser atingido, é a previsão do Nouriel Roubini: próximo de zero. Há algumas pesquisas que questionam a ideia do Bitcoin ter valor fundamental e muitas argumentam a favor de bolhas. Não vejo algum uso para o Bitcoin além de ser reserva de valor no momento, porém a Lightning Network, Rootstock e outras tecnologias podem mudar esse jogo. Com a atual correlação entre os ativos, basta um se provar realmente com um uso que crie demanda que esse mínimo pode se elevar. No entanto, no curto prazo não há como afastar urubus como Roubini e tudo dependerá do Bitcoin e outras criptomoedas continuarem a ser vistos como reservas de valor.

Como podemos ver, há um grande intervalo de valores dentro dos quais podemos chutar um preço. Na ausência de um método crível de valuation, arriscar valores de longo prazo deve ser ser acompanhado de tracking constante das premissas do valor. Por sua vez, as premissas atuais são difíceis de observar. É natural que muitos analistas errem as previsões, há mais aleatoriedade que conseguimos entender no mercado. A janela de intervalos serve para evitar conclusões extremamente bullyish e, de certa maneira, adequar expectativas de retornos. Dificilmente haverá um retorno maior que 10x do investimento atualmente. Por um lado é triste, por outro esse tipo de pensamento pode afastar traders que aumentam a volatilidade das criptomoedas se divulgado. Com o amadurecimento do mercado, espera-se que premissas e bandas sejam mais usados. Desejo que 2019, no entanto, nos traga um valor mais próximo do teto do que do piso.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.