BusinessTimes

Deutsche Bank planeja bônus mais altos para melhores banqueiros

28 out 2020, 9:26 - atualizado em 28 out 2020, 9:26
Deutsche Bank Bancos
O banco pode manter o total de bônus praticamente estável em relação aos 1,9 bilhão de euros (US$ 2,2 bilhões) do ano passado, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach)

O Deutsche Bank planeja aumentar os bônus para banqueiros de investimento com melhor desempenho, após elevar a receita de negociação de dívida em 47% e melhorar a previsão para o ano para a unidade de valores mobiliários.

“Uma empresa como a nossa precisa ser capaz de pagar por um desempenho competitivo”, disse o diretor financeiro do banco, James Von Moltke, em entrevista à Bloomberg Television na quarta-feira.

“É sensato ser capaz de proteger a franquia podendo remunerar nossos funcionários de acordo com nosso desempenho.”

O Deutsche Bank e rivais enfrentam um caminho particularmente difícil nas negociações salariais de fim de ano. O banco precisa garantir que os melhores funcionários permaneçam motivados quase na metade de uma reestruturação histórica e durante a expansão da unidade de trading, enquanto evita a ira de reguladores em relação aos bônus em um ano em que o setor se beneficiou de uma flexibilidade regulatória sem precedentes.

O banco pode manter o total de bônus praticamente estável em relação aos 1,9 bilhão de euros (US$ 2,2 bilhões) do ano passado, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto.

O menor número de funcionários em comparação com o ano anterior permitirá compensar profissionais com melhor desempenho, disseram as pessoas, acrescentando que os planos ainda podem mudar porque ainda não foram discutidos com o Banco Central Europeu.

O BCE pediu aos bancos que exerçam “moderação extrema” no pagamento de bônus, embora não esteja claro o impacto da pandemia nas reservas de capital.

A instituição também acredita que o excelente desempenho dos operadores neste ano se deve em grande parte ao estímulo generoso fornecido por governos e bancos centrais para combater a pandemia e, portanto, bônus excessivos para os banqueiros não se justificam, disse uma pessoa.

O Deutsche Bank e o BCE não quiseram comentar.

A decisão final sobre os bônus também dependerá do desempenho no quarto trimestre e de qualquer impacto estimado sobre o banco devido ao agravamento da situação de pandemia, disseram as pessoas. O Deutsche Bank normalmente decide sobre o valor dos bônus em dezembro e janeiro e efetua o pagamento em março.