Detritos de foguete da China devem reentrar na atmosfera no começo de domingo
Detritos do maior foguete lançado pela China semana passada devem retornar pela atmosfera no fim deste sábado ou no começo de domingo, afirmaram centros de rastreamento na Europa e nos Estados Unidos neste sábado.
O ministério das Relações Exteriores da China disse na sexta-feira que a maioria dos detritos do foguete será queimada na reentrada e é altamente improvável que cause danos, depois de o exército dos EUA afirmar que o que eles chamaram de reentrada descontrolada estava sendo rastreada pelo Comando Espacial dos EUA.
A Vigilância e Rastreamento Especial da União Europeia disse que a última previsão para o momento da reentrada do corpo do foguete Long March 5B era de 190 minutos antes ou depois das 02h11 GMT de domingo.
O Centro de Reentrada Orbital de Estudos de Detritos (CORDS, sigla em inglês) na Corporação Aeroespacial, um centro de pesquisa e desenvolvimento financiado pelo governo federal dos EUA com foco no espaço, atualizou sua previsão de reentrada para quatro horas antes ou depois de 03h30 GMT no domingo.
O órgão europeu afirmou em seu site que a probabilidade estatística de impacto em áreas populadas é pequeno, mas mencionou que a natureza incontrolável do objeto significa que qualquer previsão é incerta.
O Long March 5B – com um núcleo central e quatro propulsores – decolou da ilha de Hainan, na China, em 29 de abril, com o módulo não-tripulado Tianhe, que contém o que se tornará alojamentos em uma estação especial chinesa permanente. O foguete deve ser seguido por mais 10 missões para completar a estação.