BusinessTimes

‘Destruição’ da Petrobras (PETR4) não acontecerá do dia para noite, diz gestor da Mantaro

24 ago 2022, 14:51 - atualizado em 24 ago 2022, 15:02
Petrobras
Gestor não vê mudanças na companhia em caso de vitória do presidente. (Imagem: Bloomberg)

Gestor da Mantaro Capital – casa que surgiu neste ano a partir da cisão da Pacífico -, Leonardo Rufino diz que segue comprado em Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3), mesmo com o uso político das empresas no centro do debate eleitoral.

No caso da petroleira, no pós-eleição a “destruição” teria que acontecer do dia para a noite para a ação não valer mais a pena, levando em conta a “assimetria brutal” dos preços, avalia – algo que o gestor diz considerar improvável.

“Se o governo quiser construir uma refinaria, vai demorar [para concretizar o plano]”, exemplifica o também sócio da casa com cerca de R$ 700 milhões sob gestão.

Rufino afirma que é maior o risco de alta do que de baixa para os papéis. “O mercado tem um pessimismo enorme com a vitória do [ex-presidente] Lula (PT), mas Lula não é Dilma [Rousseff]”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Piora em PETR4 e BBAS3?

Para o gestor, uma eventual vitória do atual líder das pesquisas de intenção de voto não implicaria em uma “irracionalidade” na gestão das estatais – embora possa haver uma piora, pondera.

Ele diz que considera o presidente da República mais importante do que os mecanismos de proteção contra ingerência como a Lei das Estatais.

“O Lula não é chegado a arroubos”, afirma. “Se fosse Ciro [Gomes, do PDT] que estivesse à frente nas pesquisas, ação ficaria lá embaixo de qualquer forma”.

O gestor não vê mudanças na companhia em caso de vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Segundo ele, o essencial sobre Petrobras e Banco do Brasil é que se tratam de estatais. “Sendo estatal, depende muito do governo [a atuação da companhia]”. 

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.