Destaques da Bolsa

BRF (BRFS3) salta quase 11% e Yudqs (YDUQ3) é a ação com pior desempenho; veja os destaques do Ibovespa na semana

12 jul 2025, 9:55 - atualizado em 12 jul 2025, 9:55
Day Trade, Investimentos, Mercados, Empresas
O Ibovespa interrompeu a sequência de ganhos semanais e acumulou queda de 3,60% com o tarifaço de Trump sobre o Brasil (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOVinterrompeu a sequência de ganhos semanais com ‘tarifaço’ dos Estados Unidos sobre a importação de países brasileiros no país. 

O principal índice da bolsa brasileira acumulou queda de 3,60% nos últimos cinco pregões e encerrou a sessão da sexta-feira (11) no nível dos 136 mil pontos. Com isso, o Ibovespa perdeu cerca de 5 mil pontos e se afastou nos níveis recordes.

Já o dólar à vista (USBRL) voltou a encostar em R$ 5,60 e terminou a R$ 5,5475 e teve valorização de 2,26% ante o real na semana.

Na  última quarta-feira (9), o presidente norte-americano Donald Trump enviou uma carta ao Brasil com a taxação de 50% para importação nos EUA.

O chefe da Casa Branca vinculou a decisão ao tratamento recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de planejar um golpe de Estado.

Em resposta, O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse que “vai brigar” em todas as esferas para suspender o ‘tarifaço’ e que a Lei de Reciprocidade Econômica é uma alternativa à medida de Trump.

O impasse sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também ficou no radar. A audiência de conciliação com representantes do governo, da Câmara, do Senado e da Procuradoria-Geral da República está prevista para a próxima terça-feira (15).

Entre os dados econômicos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, subiu 0,24% em junho — uma desaceleração em relação à alta de 0,26% apurada em maio. O indicador veio acima das projeções do mercado, que apontavam para um avanço de 0,23%, segundo o último Relatório Focus.

No acumulado de 12 meses, a inflação acumula alta de 5,35% — acima da meta perseguida pelo Banco Central, de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Com o estouro da inflação no acumulado de 12 meses, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, enviou uma carta ao presidente do Conselho Monetário Nacional (CMN) — que é o ministro da Fazenda — Fernando Haddad. 

No documento, ele afirmou que o Copom segue vigilante e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados. O BC avaliou que a política monetária deve permanecer em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado.

No exterior, o ‘tarifaço’ de Trump foi o grande destaque. Até agora, ele anunciou novas tarifas para 25 países nessa segunda rodada de tarifas ‘recíprocas’, com vigência a partir de 1º de agosto.

Ele também prometeu divulgar uma carta com uma nova taxa sobre os produtos fabricados na União Europeia.

Sobe e desce do Ibovespa

A ponta positiva do Ibovespa foi liderada por BRF (BRFS3), em meio ao processo de fusão da companhia com a  Marfrig (MRFG3).

Na última sexta-feira (1), a BRF confirmou o novo adiamento da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) sobre a incorporação de suas ações pela Marfrig (MRFG3), após decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)que solicitou informações adicionais pelos comitês independentes das companhias.

A decisão da CVM acontece após a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) e o acionista minoritário Alex Renato de Maura Fontana protocolarem um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo a suspensão da AGE, que estava prevista para a próxima segunda-feira (14).

O adiamento tem prazo de 21 dias após a apresentação das detalhes pela empresa.

Segundo a BRF, uma nova data para AGE deve ser anunciada em breve.

Confira a seguir as maiores altas do Ibovespa entre 7 e 11 de julho: 

CÓDIGO NOME VARIAÇÃO SEMANAL
BRFS3 BRF ON 10,83%
BRKM5 Braskem PN 5,17%
BEEF3 Minerva ON 4,06%
MRFG3 Marfrig ON 3,46%
ISAE3 Isa Energia ON 2,00%
PETR4 Petrobras PN 1,59%
VALE3 Vale ON 1,45%
BRAP4 Bradespar PN 1,03%
PETR3 Petrobras ON 0,91%
SLCE3 SLC Agrícola 0,55%
  • E MAIS: Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como

Já a ponta negativa foi liderada por  Yduqs (YDUQ3). Sem novidades corporativas, a ação da companhia educacional foi pressionada pelo aumento da  aversão a risco após o anúncio da tarifa de Trump — que refletiu na abertura da curva de juros brasileira e saída de capital estrangeiro.

Veja as maiores quedas na semana:

CÓDIGO NOME VARIAÇÃO SEMANAL
YDUQ3 Yduqs ON -15,00%
AZZA3 Azzas 2154 S.A. -13,17%
MGLU3 Magazine Luiza ON -13,08%
EMBR3 Embraer ON -11,01%
CSAN3 Cosan ON -10,64%
EGIE3 Engie ON -10,19%
RADL3 RD Saúde ON -10,00%
RAIZ4 Raízen ON -9,94%
HAPV3 Hapvida ON -9,24%
COGN3 Cogna ON -8,93%

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar