Desenvolvimento do dólar digital com apoio do Congresso seria o ideal, diz Powell
Nesta terça-feira (28), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que acredita que o banco central dos Estados Unidos deveria trabalhar em conjunto com o Congresso para a criação do dólar digital.
Ao discursar diante do Comitê Bancário do Senado, Powell indicou que, embora leis já existentes que governam as atividades do Fed possam servir como base para a emissão de uma versão digital do dólar, ele prefere trabalhar com um desenvolvimento que seja apoiado por uma lei específica.
O assunto de uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC, na sigla em inglês) foi levantado durante questionamentos do senador republicano Pat Toomey.
“Acredito que esse é um assunto tão fundamental que seria ‘ideal’ se esse fosse um produto de uma consulta ampla e, por fim, autorizasse uma legislação do Congresso”, destacou Powell.
No início deste ano, Powell afirmou que acreditava que a autorização do Congresso poderia ser exigida, mas os apontamentos de hoje indicam que o presidente do Federal Reserve convidaria tal participação.
Em maio, o vice-presidente de Supervisão, Randal Quarles, disse ao mesmo comitê que ele acreditava que o futuro trabalho do Federal Reserve quanto ao dólar digital exigiria uma autorização do Congresso americano.
Ainda não se sabe o que constituiria um dólar digital guiado pelo trabalho do Fed, isso se a CBDC for concretizada, apesar de que a unidade do Federal Reserve na cidade de Boston está desenvolvendo, junto com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), protótipos de aplicações do dólar digital.
Espera-se que alguns dos resultados desse processo sejam divulgados publicamente antes do final deste ano.