CryptoTimes

Desenvolvedor de Tornado Cash preso em agosto deverá permanecer na prisão

30 set 2022, 16:02 - atualizado em 30 set 2022, 16:02
Tornado Cash
O desenvolvedor de Tornado Cash teve o recurso rejeitado por autoridades holandesas. (Imagem: Pexels/Ralph W. lambrecht)

Desenvolvedor de Tornado Cash preso em agosto por autoridades holandesas por alegações de facilitar a lavagem de dinheiro, Alexey Pertsev deverá permanecer na prisão por, no mínimo, mais dois meses após ter tido o recurso rejeitado.

Tornado Cash é um protocolo que embaralha transações em blockchain e dificulta o rastreamento de criptomoedas.

Um juiz nos Países Baixos rejeitou o recurso na quinta-feira (29), disse a esposa de Pertsev, Ksenia Malik, ao The Block.

Nascido na Rússia, Pertsev está sob custódia há mais de sete semanas, após ter sido preso em Amsterdã em 10 de agosto. A prisão foi feita dois dias após o governo dos Estados Unidos ter sancionado Tornado Cash e 44 endereços de carteiras de criptomoedas associados ao protocolo.

O Tesouro americano disse que o protocolo misturador de criptomoedas “falhou repetidamente em impor controles efetivos configurados para interromper a lavagem de dinheiro por agentes maliciosos”.

A decisão tomada ontem pelo juiz holandês indica que Pertsev permanecerá sob custódia até, no mínimo, 22 de novembro.

Malik disse que a rejeição é “absolutamente injusta” e que nenhum argumento do lado de Pertsev foi levado em consideração. “Há uma absoluta ilegalidade acontecendo aqui”, disse ela.

Malik acrescentou que as autoridades holandesas estão “com medo de que Alex retorne para a Rússia, apesar de que, caso ele volte para lá, ele será enviado à guerra” entre Rússia e Ucrânia.

Tornado Cash: Líderes da indústria cripto
especulam implicações da proibição pelos EUA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confisco e leilão de propriedade?

Promotores holandeses planejam confiscar e vender propriedades de Pertsev em um leilão, segundo a esposa do desenvolvedor de Tornado Cash. Ela disse que o carro de Pertsev foi confiscado no dia da pressão e que o advogado dele disse a ela que os promotores venderiam o veículo.

Quando questionada sobre se promotores podem confiscar os ativos de uma pessoa presa sem acusá-la oficialmente, Malik afirmou que eles podem, “conforme vemos”.

“No momento, somente um carro, mas acredito que eles podem vir e tomar algo mais a qualquer momento. Não me sinto segura”, disse Malik. Promotores irão vender “todas as nossas propriedades legais no leilão, deixando-me com nada.”

A prisão do desenvolvedor de Tornado Cash foi condenada por várias pessoas na indústria cripto. No mês passado, um grupo com cerca de 50 defensores de privacidade e criptomoedas protestou em Amsterdã. Malik ajudou a organizar o protesto e participou dele.

Aqueles que participaram do evento argumentaram que Pertsev não deveria ser responsabilizado por escrever um código aberto, independentemente de como este é usado por maus agentes.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

theblock@moneytimes.com.br