Economia

Desenrola: Governo abre inscrições para credores; veja como vai funcionar renegociação

29 ago 2023, 13:22 - atualizado em 29 ago 2023, 13:22
Drex moeda digital
Segunda fase do Desenrola permite negociações de dívidas financeiras e não financeiras (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Ministério da Fazenda anunciou que a etapa para inscrição de credores na plataforma do Desenrola Brasil iniciou ontem (28). As inscrições vão até o dia 9 de setembro.

Após isto, a plataforma estará disponível para os leilões de descontos para as dívidas de devedores que integram a Faixa 1 do programa, ou seja, aqueles com renda de até dois salários mínimos (R$ 2.640) ou inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

A etapa permite a renegociação de dívidas financeiras e não financeiras, cujos valores não ultrapassem R$ 5 mil, considerado o somatório das dívidas financiadas. As operações contratadas no âmbito do Desenrola são isentas de imposto sobre operações financeiras (IOF).

Conforme a pasta, esta é uma fase do programa dedicada à inscrição de credores, à atualização das dívidas e à realização do leilão. A expectativa é que até o fim de setembro, a plataforma esteja disponível ao público para as renegociações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inscrição de credores no Desenrola

Conforme comunicou a Fazenda, a partir de agora, o serviço da Plataforma estará disponível para que todas as empresas com dívidas a receber, como bancos, varejistas, companhias de água, distribuidoras de eletricidade, entre outras, possam aderir ao programa e, na sequência, identificar suas dívidas e atualizar os seus valores.

Os credores terão entre os dias 28 de agosto até o dia 9 de setembro para concluir a habilitação no Desenrola Brasil, que pode ser realizada no Portal Credor. Para acessá-lo é preciso entrar no site https://credor.negociedigital.com.br, usando eCNPJ com certificado digital.

Vale destacar que apenas as dívidas de credores cadastrados poderão participar do leilão.