Desenrola: Devedores do Fies podem renegociar a dívida? Entenda
O Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal, está em vigor desde a última segunda-feira (17). Muitos questionam se as dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão contempladas.
De acordo com o Ministério da Fazenda, as dívidas do Fies não poderão ser renegociadas por meio do Desenrola.
“As dívidas do FIES não podem ser renegociadas no âmbito do Programa Desenrola, Faixa 1 e 2, conforme estabelecido na MP 1.176, de 5 de junho de 2023, e na Portaria Normativa MF nº 634, de 27 de junho de 2023”, informou o ministério em nota.
A pasta aponta que o objetivo do Desenrola é incentivar a renegociação de dívidas com menos garantias ou menos incentivos. No caso, o Fies já conta com aportes públicos.
- Bolsa brasileira empacou em julho: O que falta para o Ibovespa alçar voo além dos 120 mil pontos? Saiba o que esperar do índice e onde investir com o cenário com o analista Matheus Spiess clicando aqui. Aproveite e inscreva-se no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta, às 12h.
Mudanças no Fies
O Fies está na mira do governo Lula, com projeto focado na redução de inadimplência. Até o fim deste mês, deve ser apresentada a proposta para regulamentar o programa, informou o ministro da Educação, Camilo Santana, à CNN.
Segundo o ministro, alguns dos pontos que estão previstos nas medidas são a retomada do financiamento integral. Além disso, propõe ações para combater a inadimplência dos alunos beneficiados pelo Fies. O plano também prevê o uso do Fundo para implementar melhorias no curso de Pedagogia e formação de professores.
“Em média, 86% dos cursos de pedagogia são à distância, nós queremos estimular que essa formação seja presencial, ou pelo menos mista. Queremos usar o Fies para financiar de forma diferenciada esses cursos de licenciatura para a formação inicial dos professores”, explicou à CNN.
*Com Lorena Matos