Governo Federal

Desenrola da Educação: Dívidas do Fies poderão ser negociadas hoje com até 99% de desconto

07 nov 2023, 12:07 - atualizado em 07 nov 2023, 12:07
fies-desconto
O “Desenrola da Educação” prevê renegociação de 1,2 milhão de contratos de financiamento. (Imagem: kasto)

Os estudantes que possuem dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem pedir renegociação ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica Federal. Os descontos poderão ser de até 99%.

O “Desenrola da Educação”, como o governo apelidou a iniciativa, foi sancionado pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no primeiro dia de novembro e está disponível para renegociação a partir de hoje (7).

Atualmente, são 1,2 milhão de contratos de financiamento que estão em atraso, somando R$ 54 bilhões, segundo dados do Ministério da Educação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como vai funcionar a renegociação do Fies?

A amortização do valor será para os estudantes que realizaram seus contratos de financiamento até o fim de 2017 e que estejam em débito em 30 de junho de 2023. A renegociação será realizado na modalidade de transação tributária, ou seja, após análise da capacidade do pagador.

  • Vale a pena ter as ações de uma das maiores pagadoras de dividendos do ano? Veja a recomendação do analista Fernando Ferrer no Giro do Mercado desta terça-feira (7), é só clicar aqui:  

A adesão do programa só poderá ser feito nestas condições:

  • Estudantes com débitos a mais de 90 dias terão descontos de até 100% sobre encargos e de 12% sobre o valor do financiamento que ainda resta desde que pago à vista. Ou parcelamento em até 150x e sucessivas do valor do financiamento pendente.
  • Estudantes com débitos a mais de 360 dias e inscritos no CadÚnico ou que tenham recebido o Auxílio Emergencial em 2021 terão desconto de até 99% do valor total da dívida, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.
  • Estudantes com débitos a mais de 360 dias terão descontos de até 77% do valor total da dívida, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.