Economia

Desemprego, Opep e PEC dos Combustíveis: Veja o que vai movimentar a sua quinta-feira

30 jun 2022, 8:06 - atualizado em 30 jun 2022, 8:13
trabalhador
Tudo o que você precisa saber para esta quinta-feira. (Imagem: Reprodução/Governo do Estado do Paraná)

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Combustíveis no plenário do Senado ficou para hoje, às 16h. O plano encerrar esse assunto ontem, mas líderes e partidos como PT, PSDB, MDB e Podemos reclamarem que a proposta previa estado de emergência.

Acontece que isso abre uma brecha na legislação: em ano eleitoral, só podem ser concedidos benefícios sociais de programas autorizados e já em execução. Não dá para criar nenhum novo. Isso só muda se houver um caso de emergência ou calamidade pública.

O relator Fernando Bezerra chegou a confirmar a retirada do inciso, mas os demais senadores alegaram que precisavam de mais tempo para analisar a PEC – já que Bezerra apresentou a proposta na manhã de ontem.

Confira outros destaques desta quinta-feira (30):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economia

Por aqui, tem a divulgação de dados importantes. O dia começa com o Banco Central liberando a íntegra do Relatório Trimestral de Inflação. O documento deveria ter sido divulgado na semana passada, mas atrasou devido à greve dos servidores da autarquia.

Às 9h, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de maio. O indicador traz a taxa de desemprego para o período. Vale lembrar que, a taxa de desemprego no país ficou em 10,5% no trimestre encerrado em abril – trata-se da menor para esse trimestre desde 2015.

Política

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Distrito Federal abriu uma apuração preliminar para investigar as acusações de assédio sexual contra o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Além disso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, deve manter Rosa Weber como relatora da ação sobre ICMS dos combustíveis. Ela foi sorteada relatora da ação ajuizada pelos governadores contra a lei que estabelece um limite de 17% a 18% para as alíquotas do imposto, mas os Estados pediram para que o caso fosse redistribuído a Gilmar Mendes.

Internacional

A agenda lá fora está movimentada. Vai rolar o segundo dia de reuniões da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep +) e a expectativa é de que o cartel mantenha o plano de aumentar a sua produção em 648 mil barris de petróleo por dia para os meses de julho e agosto.

Nos Estados Unidos, além dos números semanais de pedidos de auxílio-desemprego, também tem o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) de maio. O indicador está na lista de dados que o Federal Reserve acompanha para tomar decisões sobre política monetária. Logo, geram tensão entre os investidores, que buscam por pistas de como anda a economia americana. Ontem, saíram os dados do 1º trimestre: a inflação avançou 7,1%, na comparação com o mesmo período em 2021.

Na Europa, foram divulgados a taxa de desemprego na região e o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no 1º trimestre. Às 10h30, tem discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE). Já na América Latina, o Banco Central da Colômbia anunciará sua decisão de política monetária.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!