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Desempenho do varejo na Black Friday e calendário de dividendos seguem em destaque

28 nov 2022, 8:26 - atualizado em 28 nov 2022, 8:48
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O desempenho do varejo na Black Friday e calendário de distribuição de dividendos e JCP seguem no radar dos investidores (Imagem: Pixabay/ tamanna_rumee)

O desempenho do varejo durante a Black Friday de 2022 é um dos destaques corporativos nesta segunda-feira (28). O calendário de distribuição de proventos das empresas neste final de ano também segue no radar dos investidores.

As vendas no varejo subiram 6,9% na última sexta-feira (25), mostrou o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).

O e-commerce registrou alta de alta de 21,1%, enquanto o faturamento nas vendas físicas subiu 5,4% no período.

Apesar dessa performance, Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo (CIEL3), explica que o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia.

Dentre os segmentos mais significativos para o varejo, o único que teve queda no faturamento foi o de móveis, eletro e depto, que perdeu 3,6%.

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Calendário de proventos

O calendário de distribuição de dividendos e JCP (juros sobre capital próprio) também segue no radar dos investidores.

O Banco do Brasil anunciou a distribuição de R$ 985,9 milhões sob a forma de juros sobre o capital próprio (JCP), relativos ao quarto trimestre de 2022. O valor é equivalente a R$ 0,34552516736 por ação. Os JCP serão pagos em 29 de dezembro deste ano e terão como base a posição acionária de 12 de dezembro.

Além disso, ainda está na data para receber os proventos da Camil Alimentos (CAML3) e da PetroReconcavo (RECV3).

A também é destaque Petrobras (PETR3; PETR4). No domingo, a companhia esclareceu que o pagamento de dividendos extraordinários está previsto em sua política e que não contrai dívida para pagar dividendos.

Bradesco: Expansão nos EUA

O Banco Bradesco (BBDC4) também anunciou que irá vai investir mais US$ 230 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) para acelerar o seu crescimento nos EUA.

O novo aporte marca uma nova fase do antigo BAC Florida, comprado pelo banco dois anos atrás, que passa a operar sob o nome Bradesco Bank e terá novas instalações a partir do próximo ano.

Com o investimento, o banco eleva o investimento em seu negócio nos EUA em cerca de 50%, para US$ 730 milhões (quase R$ 4 bilhões), desde que o adquiriu, em 2019.

BB: Investimentos em TI

O Banco do Brasil (BBAS3) espera fechar 2022 com investimento de cerca de R$ 3,5 bilhões em tecnologia da informação, e mais de 27 milhões de clientes em seus canais digitais.

A oferta foi reforçada através de vertentes como a Loja BB, shopping virtual do banco, que chegou a 84 marcas e tem cashback em todas as transações.

O banco também passou a oferecer a loja através do internet banking, em meio à Black Friday, que aumenta o uso do desktop para pesquisas de preço.

*Com Giovana Leal

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