Desempenho do varejo na Black Friday e calendário de dividendos seguem em destaque
O desempenho do varejo durante a Black Friday de 2022 é um dos destaques corporativos nesta segunda-feira (28). O calendário de distribuição de proventos das empresas neste final de ano também segue no radar dos investidores.
As vendas no varejo subiram 6,9% na última sexta-feira (25), mostrou o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).
O e-commerce registrou alta de alta de 21,1%, enquanto o faturamento nas vendas físicas subiu 5,4% no período.
Apesar dessa performance, Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo (CIEL3), explica que o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia.
Dentre os segmentos mais significativos para o varejo, o único que teve queda no faturamento foi o de móveis, eletro e depto, que perdeu 3,6%.
Calendário de proventos
O calendário de distribuição de dividendos e JCP (juros sobre capital próprio) também segue no radar dos investidores.
O Banco do Brasil anunciou a distribuição de R$ 985,9 milhões sob a forma de juros sobre o capital próprio (JCP), relativos ao quarto trimestre de 2022. O valor é equivalente a R$ 0,34552516736 por ação. Os JCP serão pagos em 29 de dezembro deste ano e terão como base a posição acionária de 12 de dezembro.
Além disso, ainda está na data para receber os proventos da Camil Alimentos (CAML3) e da PetroReconcavo (RECV3).
A também é destaque Petrobras (PETR3; PETR4). No domingo, a companhia esclareceu que o pagamento de dividendos extraordinários está previsto em sua política e que não contrai dívida para pagar dividendos.
Bradesco: Expansão nos EUA
O Banco Bradesco (BBDC4) também anunciou que irá vai investir mais US$ 230 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) para acelerar o seu crescimento nos EUA.
O novo aporte marca uma nova fase do antigo BAC Florida, comprado pelo banco dois anos atrás, que passa a operar sob o nome Bradesco Bank e terá novas instalações a partir do próximo ano.
Com o investimento, o banco eleva o investimento em seu negócio nos EUA em cerca de 50%, para US$ 730 milhões (quase R$ 4 bilhões), desde que o adquiriu, em 2019.
BB: Investimentos em TI
O Banco do Brasil (BBAS3) espera fechar 2022 com investimento de cerca de R$ 3,5 bilhões em tecnologia da informação, e mais de 27 milhões de clientes em seus canais digitais.
A oferta foi reforçada através de vertentes como a Loja BB, shopping virtual do banco, que chegou a 84 marcas e tem cashback em todas as transações.
O banco também passou a oferecer a loja através do internet banking, em meio à Black Friday, que aumenta o uso do desktop para pesquisas de preço.
*Com Giovana Leal
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!
Saiba mais! OS 5 TIMES MAIS VALIOSOS DO FUTEBOL BRASILEIRO! CLUBES EMPRESAS NA LISTA?
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.