Giro do Mercado

Descontrole fiscal ainda pesa, e Ibovespa deve ter ‘voos de galinha’ em 2025, diz analista da Empiricus

13 jan 2025, 14:31 - atualizado em 13 jan 2025, 14:31

O descontrole fiscal é a grande preocupação do mercado para 2025, segundo Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, entrevistado no Giro do Mercado desta segunda-feira (13). A preocupação com a inflação, projetada para 5% no ano, deve gerar mais incertezas aos investidores.

Para o analista, as ligeiras altas que o Ibovespa (IBOV) pode observar não passarão de “voos de galinha”, sem sustentação, até que a questão fiscal seja controlada ou dê sinais de melhora. Sendo assim, a recomendação é de que o investidor opte por compor a carteira com papéis mais fortes, previsíveis e consolidados.

“O que está em jogo aqui é uma dinâmica perversa, na qual o Banco Central tem que subir juros (para controlar a inflação), mas a partir do momento em que ele faz isso, acaba piorando a perspectiva fiscal por conta do serviço da dívida”, afirmou.

Spiess destacou a necessidade de medidas a curto prazo, como uma reforma ministerial ainda no primeiro semestre, associada a medidas adicionais de contenção de crescimento dos gastos públicos. Entretanto, o analista vê o governo incapaz de executar tais medidas.

“Se você não tem saneamento da questão fiscal você tem mais prêmio de risco, mais fuga de capital e consequentemente as ações valem menos”, disse.

A alocação de capital em investimentos estrangeiros também foi destacada: “Temos um risco de deterioração da moeda. Nesse caso, precisamos ter ativos internacionais em moedas fortes e proteções como o ouro ou até mesmo cripto”, afirmou.

“Caso não haja convergência de expectativas em relação a medidas adicionais do governo e caso não ocorra mudança no pêndulo político em 2026, a situação pode piorar muito e muito rápido”, disse Spiess.

O analista também comentou sobre o cenário internacional, com a expectativas para a economia dos Estados Unidos e os temores gerados pelo discurso de Donald Trump sobre Canadá, Groenlândia e Canal do Panamá.

Para assistir o programa na íntegra e acompanhar outras análises, fique por dentro do canal do Money Times no youtube.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar