ImóvelTimes

Desconto na compra de imóveis atinge menor patamar em 8 anos, diz Fipe

18 maio 2022, 16:21 - atualizado em 18 maio 2022, 16:34
Desconto
Desconto oferecido na compra de imóveis atinge menor patamar desde 2014 (Imagem: Pixabay/ leemelina08)

O percentual médio de desconto na compra de imóveis ficou em 6% no primeiro trimestre de 2022, aponta pesquisa da Fipe, junto com a Zap Imóveis.

Com isso, a diferença entre o valor anunciado e o preço final dos imóveis atingiu o menor patamar em 8 anos no Brasil.

De acordo com a pesquisa, 65% das casas vendidas nos últimos 12 meses tiveram algum desconto sobre o preço anunciado – sendo que a média histórica é de 64%.

Por outro lado, o desconto oferecido nas transações atingiu o menor percentual da série histórica, iniciada em 2014.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entenda a queda do percentual médio de desconto

O professor Alberto Ajzental, coordenador do curso Desenvolvimento de Negócios Imobiliários da FGV, explica que o baixo percentual médio de desconto pode ser compreendido por duas perspectivas diferentes.

De um ponto de vista, é possível afirmar que o mercado imobiliário está aquecido. Por conta disso, os compradores têm maior dificuldade em obter descontos.

Rogério Santos, sócio diretor da UBlink, plataforma digital de compra, venda e locação de imóveis, concorda com essa leitura, e complementa: “Se a demanda está alta, o desconto será baixo”.

Santos conta que em Alphaville, área nobre da grande São Paulo, existem imóveis de alto padrão colocados à venda com preços 50% superiores ao valor de mercado.

Porém, Ajzental entende que o contrário também pode ser verdadeiro, sobretudo na conjuntura atual, com inflação, juros e desemprego na casa dos dois dígitos.

“O mercado [imobiliário] não tá bombando, ele tá ruim”, conta o professor da FGV, “[Por conta disso], os vendedores estão pedindo valores mais baixos, mais realistas e com menos ‘gordura’”.

Raio-X FipeZap

A pesquisa Raio-X FipeZap acompanha a percepção e o comportamento dos agentes do mercado imobiliário desde 2014. Na última edição, o estudo contou com a participação de 1,5 mil respondentes entre os dias 11 e 28 de abril de 2022.

Receba as principais notícias de Fundos Imobiliários e Imóveis

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Fundos Imobiliários e Imóveis do Money Times e receba, toda sexta-feira, uma seleção das principais notícias do setor. Tenha as melhores dicas para comprar imóveis para morar ou investir. Confira a opinião dos melhores analistas do país sobre os fundos imobiliários do momento, sua rentabilidade e recomendações. Clique aqui para se cadastrar.